TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hereditariedade e Reprodução

Por:   •  16/11/2021  •  Tese  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

Hereditariedade e Reprodução

Assexuada:

 A reprodução assexuada utiliza a divisão

mitótica  de células e criam descendentes que são  geneticamente idênticos aos da célula mãe. Seu método de reprodução é mais rápido e gasta  menos energia, porém não possui a possibilidade  de variabilidade genética.

Sexuada:

A reprodução sexuada utiliza da união de gametas  e criam descendentes com genes do pai e da mãe. Seu método de reprodução é mais lento além de  precisar da procura de um parceiro para ocorrer o  que faz com que ocorra um gasto extra de energia,  porém possui a vantagem da variabilidade que faz  com que os organismos se adaptem melhor ao  ambiente ;

-A variabilidade genética- 

As mutações ocorrem aleatoriamente e geram novos alelos que são a fonte da variabilidade  genética. A variabilidade genética ocorre de uma geração para a próxima e resulta na grande  parte da meiose.

A diversidade genética entre os organismos ocorre com a distribuição aleatória dos  cromossomos maternos e paternos que se encontram em pólos diferentes. No entanto, essa  distribuição aleatória nos polos não afeta outros pares de homólogos.

Nós seres humanos, a meiose embaralha 23 pares de cromossomos homólogos e pode  produzir gametas com mais de 8 milhões de combinações diferentes de cromossomos. Os dois  membros de um par de cromossomos podem ter diferentes alelos de alguns genes , o que  garante a formação de cromossomos com combinações diferentes.

-Formação de gametas-

Femininos

Os gametas femininos são produzidos nos ovários e se iniciam antes do nascimento da mulher. A  formação dos ovócitos é denominada ovogênese e inicia-se com a formação de células  diplóides chamadas ovogônias.

Na fase de multiplicação,as ovogônias dividem-se por mitose gerando um número limitado de  células.

 9 a 2 semanas-As ovogônias  diplóides aumentam  de tamanho  e se  diferenciam-se em ovócitos primários.

20 semanas-Todos os  ovócitos  iniciam a  meiose e  ficam  parados na  prófase.

Nenhum dos ovócitos retomará a  sua divisão celular metódica até a  puberdade da menina.

Menarca-Alguns Ovócitos retornam à divisão celular meiótica.

Menopausa-Fim do período fértil feminino

*Uma mulher nasce com um suprimento de 2 milhões de ovócitos para toda a vida mas  somente cerca de 400000 sobrevivem até a puberdade.

*Quando o ovócito reinicia a meiose,ele produz duas células: o ovócito e um corpúsculo polar,  que se desintegra. Porém esse ovócito só completa a meiose se for fertilizado, completando  assim a fecundação. No ovário maduro , cada ovócito é cercado por uma camada de células menores. Juntos ,o  ovócito e essas células constituem um folículo ovariano que é controlado por hormônios produzidos pelo hipotálamo, pela hipófise e pelo ovário durante o ciclo menstrual. Uma vez por mês, o hipotálamo secreta um hormônio que estimula cerca de uma dúzia de  folículos a continuar seu desenvolvimento , porém apenas um amadurece completamente em  cada ciclo.

Masculinos

Os espermatozóides são produzidos nos testículos, localizados na bolsa escrotal. A bolsa  escrotal se encontra fora do corpo e mantém os espermatozóides mais frios que a  temperatura do corpo, algo essencial para o desenvolvimento dos espermatozoides.

Os testículos são formados por túbulos seminíferos, [pic 1]

enrolados e ocos. Nos tubos túbulos seminíferos estão

as espermatogônias, células que darão origem

aos  

espermatozoides.

As espermatogônias são células diplóides que  

passam por divisão mitótica e podem se multiplica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (618.6 Kb)   docx (741.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com