TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da H.Q

Dissertações: A História Da H.Q. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1 - A história da HQ

1.1 - Uma breve viagem sobre a História em Quadrinhos.

A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. "A linguagem das HQs, com a adoção de um personagem fixo, ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, surgiu nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid (‘Menino Amarelo’)", diz o historiador e jornalista Álvaro de Moya (1996 “História da História em Quadrinhos”, Editora Brasiliense).

Ainda segundo Moya, a tirinha de Outcault fez tanto sucesso que os grandes jornais nova-iorquinos entraram em pé de guerra para ter o Yellow Kid em suas páginas. Mas é claro que esse formato original para contar uma história não surgiu na cabeça de Outcault de uma hora para outra. Se a gente for buscar as primeiras raízes das HQs, podemos chegar às pinturas rupestres feitas pelos homens pré-históricos, que serviam para contar, por exemplo, como eram suas aventuras nas caçadas.

Os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra - os últimos momentos da vida de Jesus na Terra - também podem ser considerados antepassados das tirinhas. A grande diferença é que esses ancestrais das HQs não tinham texto, os enredos eram desenvolvidos apenas com uma sequencia de desenhos. "As histórias em quadrinhos constituem um meio de comunicação de massa que agrega dois códigos distintos para transmitir uma mensagem: o linguístico (texto) e o pictórico (imagem)", diz o pesquisador Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisa de História em Quadrinhos, da Universidade de São Paulo (USP).

Foi só no século 19 que a coisa começou a mudar, com pioneiros como o suíço Rudolph Töpffer, o francês Georges Colomb e até o italiano Angelo Agostini, radicado no Brasil desde os 16 anos de idade.Apesar de esses artistas terem criado trabalhos unindo texto e imagem anos antes de Yellow Kid, características importantes das HQs modernas, como o uso dos balõezinhos com as "falas", por exemplo, só surgiriam realmente nas tirinhas do personagem americano.

1.2 - Os Heróis

Segundo Moya, após alguns anos de repressão, os quadrinhos voltam a ganhar força com a quebra da bolsa de valores de Nova York e o fim da era do Jazz, Trazendo para os leitores uma busca por um herói, que enfrenta seu inimigo repressor, pensamento que, junto como orgulho americano acabou resultando na criação de heróis e à era de ouro dos quadrinhos.

A revira-volta deixa a indústria de quadrinhos de pernas pro ar, pois a repercussão acabou sendo tão grande que novas empresas acaram se formando nesse período. A "National Periodics", futura "DC Comics", apresentou a criação de Jerry Siegell e Joe Shuster como o Superman, um herói que, inspirado nos uniformes de luta greco-romana, tinha poderes de outro planeta para ajudar a terra.

Com a concorrência da "National Periodics" a Marvel criou um herói montado totalmente sobre as cabeças de um povo patriota, o "Capitão Marvel" ou "Capitão América", que valorizava o gênero de herói com a da segunda guerra mundial em 1939, com um desenho mais realista e dinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com