TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Pirâmide Alimentar

Por:   •  26/7/2023  •  Artigo  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DOS PREÇOS AGRÍCOLAS AFETADOS PELOS HÁBITOS DE CONSUMO DA POPULAÇÃO

Acadêmicos

Tutor Externo:

INTRODUÇÃO

 Existem vários fatores que afetam a oscilação dos preços dos produtos agrícolas e essas variações incidem diretamente na vida do produtor e também do consumidor. Os produtores tendem a optar pelo plantio de culturas que oferecem maior rentabilidade, enquanto que o consumidor observa o preço como fator crítico para a sua escolha econômica (CONAB, 2021 ) . No entanto, segundo ( BARBOSA, 2011): “ Hábitos ou preferência do indivíduo, é uma das variáveis mais importantes, porque, embora o preço de um bem esteja adequado, se o consumidor não tiver o hábito ou determinada preferência por determinado produto, não será influenciado a comprar o produto só porque o preço está baixo”. Apesar de que se observa com frequência o deslocamento na escolha por produtos substitutos em função da mudança de gosto e preferência, e isso afeta a instabilidade do preço dos produtos agrícolas.

          Um forte processo de urbanização resulta em uma demanda ainda maior por alimentação e " isso acontece porque os hábitos alimentares mudam nas cidades." (SILVEIRA, 2011 ). Além deste fator, Barbosa, 2011. Afirma que há uma interdependência entre economia rural e urbana.

Qualquer que seja a estrutura social e política de um país, sempre haverá dependência da economia rural, ou seja, da Capacidade de obter e utilizar produtos agrícolas e, assim, conseguir os meios necessários a subsistência, desenvolvimento e enriquecimento de uma nação.

    Essa relação entre produtor e consumidor se dá através do preço, que é o principal determinante da demanda pelos produtos. Conforme Waquil, Miele e Shultz (2010, p.17 ): “O consumidor procura satisfazer da melhor forma as suas necessidades e desejos, levando em consideração seus gostos e preferências”. Entretanto, ele fará isso enfrentando restrição de ter que reduzir a quantidade consumida.

             De acordo com Almeida (2019), " [...] um dos mais importantes problemas associados aos mercados de produtos agrícolas: a instabilidade dos preços."

               Por isso é importante analisar as repercussões e potenciais efeitos dos hábitos de consumo e suas influências nos preços, principalmente dos alimentos, que enfrenta problemas no abastecimento do mercado e inflamação. E buscar informações sobre este tema, torna o consumidor cada vez mais consciente, já que a demanda por alimentos tem aumentado. E também o consumidor pode basear suas escolhas e preferência em um sistema alimentar mais resiliente e sustentável.

E ainda Almeida (2019), em sua obra forças que vão além do mercado, enfatiza que, os preços agrícolas são instáveis, isso até mesmo o consumidor menos atento deve ter percebido em suas rotinas de compras, uma vez que as mudanças nos preços são "sentidas" diretamente no bolso.

            Diante deste contexto, o objetivo desse estudo é analisar a variação e sensibilidade à mudança nos preços dos produtos agrícolas afetados pelos hábitos de consumo da população. Além de investigar que, apesar deste fator influenciar no preço dos produtos, não chega a ser determinante nesta variabilidade. Pois as necessidades humanas, as restrições orçamentária e as sazonalidades dentre outros fatores, se sobrepõe na determinação dos preços.

REFERÊNCIAS

CONAB. Preços Agropecuários. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/info-agro/precos?view=default>. Acesso em: 27 maio 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com