TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da atenção farmacêutica na adesão aos tratamentos com antirretrovirais em portadores de HIV/AIDS

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.704 Palavras (27 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA 

FARMÁCIA

A importância da atenção farmacêutica na adesão aos tratamentos com antirretrovirais em portadores de HIV/AIDS 

Bruna Namba Garcia

Ribeirão Preto

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA [pic 1]

FARMÁCIA

A importância da atenção farmacêutica na adesão aos tratamentos com antirretrovirais em portadores de HIV/AIDS 

Monografia submetida à Universidade Paulista como parte dos requisitos necessários para a obtenção do Grau de Bacharel em Farmácia. Sob a orientação do Professor Marcia Regina Medeiros Malfará

        

Ribeirão Preto

2017

[pic 2]

Dedico

a Deus pela oportunidade de vencer mais uma batalha em vida e sair dela vitoriosa, e a todos aqueles que me apoiaram.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, que foi a minha rocha em todo esse tempo de caminhada. O Senhor abriu as portas para que esse sonho se realiza - se, e me capacitou e me fortaleceu nos momentos mais difíceis, e se cheguei até aqui é por sua bondade, força e sabedoria que se fez presente em cada lagrima derramada. A ele toda honra e toda gloria para todo sempre. Até aqui o SENHOR me ajudou, e como ajudou e cooperou para tamanha realização.

DEUS serei eternamente grata a ti, OBRIGADA MEU DEUS! OBRIGADA JESUS!

Aos meus amigos que compartilharam comigo momentos de alegria e tristeza.

A todos os professores que acompanhou o curso em especial a professora e orientadora, que me orientou, não medindo esforços o meu muito obrigada.

Enfim meus eternos agradecimentos por todos que junto a mim sonhou e acreditou nessa vitória.

           

Viver não é apenas querer que a vida seja perfeita. Viver é lutar todos os dias para que a vida seja melhor que possa ser. (Autor desconhecido)

SUMARIO  

SUMARIO        6

RESUMO        7

1 INTRODUÇÃO        8

1.1 OBJETIVOS        9

1.1.1 OBJETIVO GERAL        9

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

1.2 METODOLOGIA        10

1.3 JUSTIFICATIVA        10

2. REVISÃO DE LITERATURA        11

2.1 A AIDS NO BRASIL        11

2.2 SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS)        12

2.3 TRATAMENTO ANTIRRETROVIRAL (TARV)        14

2.3.1 Recomendações Terapêuticas Atuais        15

2.3.2 A resistência aos Antirretrovirais        16

3.1  Dispensação        18

3.2 Adesão ao tratamento antirretroviral        19

3.2.1 Fatores que determinam a não adesão ao tratamento antirretroviral        21

3.2.2 Consequências da não adesão ao tratamento antirretroviral        23

3.3.3 Métodos para aferir a adesão        23

CONCLUSÃO        25

REFERENCIAS        27

RESUMO

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença imunológica causada pelo retrovírus HIV. Problemas com a utilização dos Antirretrovirais se devem a complexidade posológica e a adesão do paciente ao tratamento por períodos prolongados como um desafio à efetividade dos recursos terapêuticos disponíveis contra a AIDS. A Atenção Farmacêutica, segundo a Organização Mundial da Saúde, conceitua-se como a prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. O objetivo da atuação do farmacêutico é de alcançar resultados terapêuticos eficientes e seguros, privilegiando a saúde e a qualidade de vida do paciente, com a finalidade de aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso. Assim, pelo índice de portadores de HIV/AIDS estar em constante ascensão, é de suma importância à implementação da Atenção Farmacêutica, no intuito de buscar melhorias na qualidade de vida dos pacientes através da adesão ao tratamento adequado.

Palavras-chave: Adesão, Atenção Farmacêutica, Antirretroviral, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

1 INTRODUÇÃO

A Atenção Farmacêutica (AF), apreendida como um exemplo de método profissional desenvolvida no argumento embasado na assistência farmacêutica,tem como fundamental favorecido o paciente, afirmando isso existe a proposta do Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica, com a finalidade de melhorar sua qualidade vida (OLIVEIRA et al., 2005).

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) é uma das doenças, em que a AF, tem evidenciado a sua fundamental importância, com intuito de determinar soluções de problemas com a introdução dos antirretrovirais, nos quais se carecem a complexidade posológica e a adesão do paciente ao tratamento antirretroviral por períodos prolongados colaborando para a efetividade dos recursos terapêuticos (FIGUEREDO et al., 2001).

De acordo com o Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde 2010 o Brasil agrupa um terço do total de pessoas infectadas pela AIDS na América Latina e recentemente através de pesquisas confirmou que existem aproximadamente 630 mil soropositivos no país. Com o advento da terapia combinada de alta potência (HAART) em 1996, os progressos no uso de ferramentas diagnósticas e terapêuticas, têm se apontado determinantes no acrescente de sobrevida de indivíduos com infecção pelo HIV. A eficácia das associações terapêuticas agrupada à acessibilidade aos medicamentos comporta, hoje em dia, qualificar essa infecção como uma doença crônica, desarticulando gradativamente a atenção aos pacientes para a rede ambulatorial (SALDANHA et al., 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com