TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Células-Tronco No Tratamento Contra O Hiv: Revisão Integrativa Uma Nova Perspectiva No Avanço Do Tratamento Contra O HIV

Por:   •  2/12/2023  •  Projeto de pesquisa  •  5.758 Palavras (24 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE BIOMEDICINA

AMANDA DO NASCIMENTO SILVA

 O USO DE CÉLULAS-TRONCO NO TRATAMENTO CONTRA O HIV: REVISÃO INTEGRATIVA

 UMA NOVA PERSPECTIVA NO AVANÇO DO TRATAMENTO CONTRA O HIV

MANAUS – AM

2023


[pic 1][pic 2]

 AMANDA DO NASCIMENTO SILVA

O USO DE CÉLULAS-TRONCO NO TRATAMENTO CONTRA O HIV: REVISÃO INTEGRATIVA

UMA NOVA PERSPECTIVA NO AVANÇO DO TRATAMENTO CONTRA O HIV

Projeto de Trabalho de Curso apresentado à Universidade Paulista – UNIP como requisito básico para aprovação na disciplina de Produção Técnico-Científico Interdisciplinar do Curso de Biomedicina.

 Orientadora: Dra. Alita Moura de Lima Mussa

MANAUS – AM

2023

[pic 3][pic 4]

RESUMO

Aborda-se a temática do emprego de células-tronco no tratamento do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), introduzindo uma perspectiva inovadora na abordagem desta condição. Este tópico é de suma relevância e está em constante expansão como campo de estudo para futuros tratamentos, embora ainda se encontre em estágios iniciais de pesquisa. Atualmente, os esforços estão concentrados na identificação das técnicas mais eficazes e funcionais, visando proporcionar o tratamento mais adequado aos pacientes portadores do vírus. Este enfoque inovador tem despertado nas pessoas afetadas a esperança de alcançar a tão almejada cura. O principal objetivo deste estudo é analisar a eficácia do uso de células-tronco e seus benefícios no tratamento da infecção pelo vírus HIV. A metodologia adotada inclui uma pesquisa descritiva e uma Revisão Integrativa, com o propósito de buscar estudos em periódicos que contribuam para a base de referencial desta temática.Como resultado esperado, almeja-se que este tratamento seja objeto de estudo por profissionais capacitados, visando à ampliação do conhecimento e à disponibilização de acesso a todos que necessitam do mesmo.

Palavras-Chave: HIV; Células-tronco; Tratamento.

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

RESUMO        2

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        6

3 OBJETIVOS        7

3.1 Objetivo geral        7

3.2 Objetivos específicos        7

4 METODOLOGIA        8

4.1 Critérios de Inclusão e Exclusão        8

4.2 Coleta de Dados, Instrumento e Análise        8

5 RFERENCIAL TEÓRICO        10

5.1 HISTÓRICO DO HIV/AIDS        10

5.2 SINTOMATOLOGIA        11

5.3 ESTRATÉGIAS DE CURA        12

5.4 TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS        12

5.5 Terapia Celular        14

5.6 Transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH)        14

5.6.1 Fases do TCTH        15

5.6.2 Receptor CCR5        16

6 RESULTADOS ESPERADOS        16

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        18

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

O foco desta pesquisa recai sobre a utilização de células-tronco no combate ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), representando uma nova abordagem promissora no tratamento dessa condição. Trata-se de uma temática de extrema relevância, suscitando interesse devido à sua relação com uma doença que afeta milhões de indivíduos globalmente e, até o momento, carece de uma cura. Este estudo explora os progressos na pesquisa de células-tronco no contexto da luta contra o HIV, buscando compreender como essa abordagem pode oferecer esperança àqueles que convivem com a doença 1.

Células-tronco, caracterizadas por sua capacidade de diferenciar-se em diversos tipos celulares do corpo humano, desempenham um papel crucial no tratamento de diversas patologias, uma vez que têm a capacidade de regenerar e substituir células danificadas ou defuntas. Existem duas categorias principais de células-tronco: embrionárias, obtidas de embriões humanos, e adultas, encontradas em vários tecidos do corpo, incluindo medula óssea e cordão umbilical. No tratamento do HIV, as células-tronco adultas têm sido mais amplamente empregadas 2.

O HIV, vírus que compromete o sistema imunológico, tornando os infectados mais propensos a outras enfermidades, já infectou mais de 70 milhões de pessoas globalmente e resultou na morte de mais de 35 milhões. Em países de baixa e média renda, o HIV é uma das principais causas de mortalidade, onde o acesso limitado a tratamentos eficazes agrava a situação 3

        Além disso, a discriminação contra portadores do HIV persiste como um grave problema, dificultando o acesso aos cuidados de saúde e a programas de prevenção. Desde sua descoberta na década de 1980, o HIV tem desafiado a medicina, permanecendo sem uma cura definitiva até o momento 5.

Os tratamentos atualmente disponíveis para o HIV se baseiam em medicamentos antirretrovirais, que desempenham um papel crucial no controle da replicação do vírus no organismo. Contudo, essas abordagens enfrentam desafios, como a necessidade de administração diária dos medicamentos e a possibilidade de efeitos colaterais. Além disso, o HIV pode se ocultar em determinadas células do corpo humano, tornando-se indetectável e complicando ainda mais o tratamento. Entre as células afetadas estão os linfócitos T CD4+, responsáveis pela defesa do organismo contra doenças 6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (255.4 Kb)   docx (271.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com