TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Ética e Deontologia Profissional

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  1.583 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]INSTITUTO POLITÉCNICO DE TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO DE TETE

Curso: Técnico de Medicina Geral

Cadeira: Ética e deontologia profissional                    Docente: Neniths Carlos Manhoso

Aula 1: Introdução a Ética e Deontologia Profissional

Introdução

A palavra ética Ética vem do grego que significa ‘conduta’

A Ética, segundo Motta (1984) é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros Homens na sociedade em que vive, garantindo, desta forma, o bem-estar social.. Ética é  conjunto de valores e princípios que guiam uma conduta humana num determinado grupo ou sociedade.

De acordo com o dicionário de filosofia (BLACKBURN, 1997:129) ética (gr.ethos caracter) e o estudo dos conceitos envolvidos no raciocínio pratico: o bem, a accao correta, o dever, a obrigação e a virtude.

 Breve Introdução à Disciplina

A Ética e a Deontologia profissional fazem parte do dia-a-dia da vida de um profissional, contribuindo para uma postura integral e para um bom exercício da profissão.

Ética e deontologia dizem respeito a questões que tem a ver com valores e atitudes apropriadas nas relações interpessoais.

As relações entre as pessoas não são lineares, são complexas. Os princípios morais que as regulam, deveriam permitir que todos os indivíduos, numa determinada comunidade, organização, autarquia ou país pudessem viver em harmonia.

Ao nível das profissões, incluindo as profissões médicas, também existem normas, baseadas em princípios morais. Esses princípios devem ser conhecidos, seguidos e respeitados pelas pessoas que abraçam essas profissões, para que essas pessoas possam evitar o que é considerado mau na profissão, isto é, o que desvaloriza a dignidade da profissão e fazer o bem, primando pela moralidade e honestidade, dignificando-se como profissionais do ramo e, consequentemente, dignificando a profissão.

Ética Médica

Ética médica é a disciplina que avalia os méritos, riscos e preocupações sociais das actividades no campo da medicina, levando em consideração a moral vigente em determinado tempo e local.

Princípios da ética médica

No período histórico actual, seis princípios são geralmente considerados fundamentais na ética médica:

  • Autonomia (direito do doente a decidir sobre si), o que significa, para o profissional de saúde, respeitar o juízo do doente em relação às decisões sobre a sua saúde (mesmo se o profissional de saúde não concordar com a decisão do paciente)
  • Beneficência, significa que o profissional de saúde, deve fazer sempre o seu melhor para a saúde do doente.
  • Não maleficência, significa evitar provocar danos ao doente, mesmo se as intenções forem boas, por exemplo através dos efeitos indesejados dos medicamentos usados.
  • Justiça (equidade), implica procurar que todos os indivíduos tenham o mesmo acesso aos cuidados de saúde, de acordo com as necessidades para as condições de saúde que apresentam. O que significa que indivíduos mais vulneráveis devem ter um acesso privilegiado.
  • Dignidade, significa que o profissional de saúde, deve tratar os doentes com respeito e evitar práticas que possam ser percebidas como humilhantes.
  • Veracidade (honestidade), significa que o profissional de saúde deve ser sincero com os doentes, ao explicá-los sobre a doença que têm bem como sobre o tratamento necessário.

Conceitos Gerais

A Ética, segundo Motta (1984) é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros Homens na sociedade em que vive, garantindo, desta forma, o bem-estar social. Podemos dizer também que a Ética refere-se à forma como um Homem deve comportar-se no seu meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com