TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Moral, Valores Axiologia e Deontologia no âmbito Profissional

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.641 Palavras (15 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Ética, Moral, Valores Axiologia

e Deontologia no âmbito

Profissional

[pic 2]

Ética, Moral, Valores Axiologia

e Deontologia no âmbito

Profissional

                                                “Ser ético, é muito mais que um problema de                                                 costumes, de normas práticas. Supõe uma boa                                                 conduta das ações, a felicidade pela ação                                                         realizada e a alegria da auto-aprovação diante                                                    do bem feito “(Aristóteles)

Índice

Página

Introdução        

5

Enquadramento e definições                                                                

6

        Ética                

6

        Moral                                                

7

        Valores                                                                        

8

        Axiologia

9

        Deontologia

10

        Ética Profissional e sua importância

10

Conclusão

12

Bibliografia

14

Anexos

15

Introdução

No âmbito da disciplina de ética e deontologia foi-nos solicitado a realização de um trabalho escrito e consequente apresentação, o qual nos foi dado o privilégio de escolher o tema. Como tal, o nosso grupo escolheu: “Ética, Moral, Valores e Axiologia e deontologia na profissão”.

Escolhemos este tema não só por ser mais amplo e abrangente, e assim também de grande interesse, mas também pelo facto de ser um tema que muito importa aprofundar e estudar tanto na vida pessoal enquanto seres sociais, como, e mais ainda na vida profissional já que abrange diversas áreas pessoais, profissionais e políticas…Este trabalho procura mostrar que os valores são algo intrínseco ao ser humano e que nos restringem e orientam em todas as Ações Humanas. A partir da construção destes valores são criados recintos interiores que nos fazem refletir e definir o que está certo e o que está errado, partindo-se assim para o conceito de     moral, no entanto, sendo a Moral bastante subjetiva e pessoal, deverá existir normas e valores mais abrangentes e universais, que nos balizem enquanto homens e mulheres com uma liberdade limitada ao respeito pelo próximo, surgindo, portanto, a Ética, tão pouco consensual nos dias de hoje. Ao refletirmos sobre a Ética que nos rege enquanto seres humanos, podemos focar-nos num local mais restrito, o lugar do trabalho que implica pensar em várias questões éticas e deontológicas imprescindíveis ao código laboral correto e digno.

        Para a elaboração deste trabalho recorremos à pesquisa de bibliografia e webgrafia. A quantidade de informação recolhida foi cuidadosamente selecionada e trabalhada colmatando nesta exposição da “Ética, Moral, Valores e Axiologia e Deontologia enquanto profissionais” Este trabalho inicia-se com uma reflexão e definição de cada termo, seguindo-se uma apresentação caleidoscópica sobre a pratica da Ética na profissão e a sua importância.

Enquadramento e definições

Ética

A ética é alvo de estudos filosóficos já desde os tempos Gregos…

A própria etimologia da palavra Ética nasce do grego que advém, de “ethos” que significa hábito ou costume, apontando assim para os comportamentos humanos.

É o império da filosofia responsável pela investigação dos princípios que direcionam a conduta humana, tendo como objeto, o juízo de apreciação que difere o bem do mal, e o correto do incorreto.

A ética situa-se numa perspetiva de autorregulação, uma vez que faz um maior apelo à autonomia, ao juízo pessoal do indivíduo, e também à sua responsabilidade. Procurando assim, regular as atitudes que derivam do indivíduo e que assentam no estabelecimento, por si próprio, de valores (que partilha com os outros) para dar sentido às suas decisões e ações.  A autonomia do indivíduo é, deste modo, algo de antagónico, já que a liberdade de que dispõe é simultaneamente uma responsabilidade: decreta ao indivíduo que se abra às carências dos outros e que procure estabelecer um equilíbrio entre a sua própria liberdade e a responsabilidade comparativamente aos outros. A ética apoia assim o indivíduo neste percurso.

Os princípios éticos são diretivas pelas quais o Homem, enquanto ser racional e livre, rege o seu comportamento. O que significa que a ética ostenta, em simultâneo, uma dimensão teórica (estuda o "bem" e o "mal") e uma dimensão prática (diz respeito ao que se deve fazer). Apoia o indivíduo a justificar os seus atos e assumir as respetivas consequências. É assim a ética, uma filosofia prática que busca a conduta, tendo em vista o desenvolvimento humano.

A ética procura o aperfeiçoamento do Homem através da ação. É uma racionalização do comportamento humano na medida em que procura que os atos humanos se orientem pela retidão. Por isso se diz, como Aristóteles, que o Homem é um animal racional. Uma vez que, não existem regras de comportamento aplicáveis a todas as situações e a todo o momento, a ética tem a função de fornecer princípios operativos, normas, valores para a atuação, que o Homem vai aplicar, de uma forma evolutiva, utilizando a sua razão, procurando em permanência as melhores soluções para os problemas que se lhe colocam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (438.3 Kb)   docx (268 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com