TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Educação e Deontologia Profissional

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 8

Índice                                                                                        pag.

CAPÍTULO I        3

1. Introdução        3

1.1.Objectivos        3

1.1.2. Objectivo Geral        3

1.1.3. Objectivos específicos        3

1.3.Metodologia        4

CAPÍTULO II: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2. Conceitos        5

2.1. Ética Profissional        5

2.2.Deontologia Profissional        6

2.3 Ética e deontologia profissional        6

2.4. Ética, Educação e Deontologia Profissional        6

2.5. O Professor, a Ética e a Deontologia Profissionais        6

CAPÍTULO III        8

3. Conclusão        8

3.1 Referecia Bibliografica        9

CAPÍTULO I

1. Introdução

A humanidade desde os seus primórdios sempre se manteve numa interacção entre as pessoas que a configuram. Somente uma vivência e convivência sã podem assegurar uma compreensão, espírito de ajuda e cooperação entre as pessoas. Isto significa que o homem pela sua natureza deve viver em comunidade onde poderá fazer a troca de pontos de vista e manifestar a sua forma de viver. Para esta vivência e convivência exige-se ao homem o cumprimento de determinadas normas, princípios e regras. Estes procedimentos resumem-se nas normas de conduta que cada ser vivo deve respeitar pois as mesmas estão estabelecidas pela própria sociedade na qual se encontra engajado.

Nos nossos dias vai se tornando cada vez mais difícil encontrar um assunto para ser tratado no seio da Universidade onde perfilam académicos de diferentes quilates, constituindo-se num autêntico mosaico cultural. Por si só o conceito Universidade traz consigo uma elevada carga cognoseológica, que obriga, no bom sentido, ao especialista um conhecimento e uma aturada pesquisa para perante um auditório cada vez mais exigente e diversificado, falar e dizer alguma coisa digna de se ouvir. Em verdadeira ascensão, preferi provocar a discussão de um assunto que a todos preocupa nos dias decorrentes.

Com maior ou menor incidência, todos sentimos os efeitos nefastos ou benfeitores do exercício de qualquer profissão, no zelo e respeito durante tal exercício, e podemos avaliar bem ou mal o profissional que nos atende na prestação de serviços, nas diferentes dimensões e categorias.  E isto tem a ver com a ética e a deontologia profissionais.

Objectivos

1.1.2. Objectivo Geral

  • fazer uma reflexão e discussão sobre a ética e deontologia profissional

1.1.3. Objectivos específicos

  • Proporcionar conhecimentos em questões de ética e deveres profissionais;
  • Garantir a realização da actividade com uma competência assente em valores, tanto morais como profissionais.

1.3.Metodologia

Segundo Pinheiro & Ramos (2007,169) ‘‘metodologias são caminhos para chegar a um fim, é também forma de disciplinar o pensamento e as acções para maior eficiência no que deseja realizar.’’

Para a concretização deste trabalho foi usada o método de estudo bibliográfico, leitura de livros catalogados, artigos científicos que versam sobre esta matéria e também foram realizados encontro em grupos para a discussão do mesmo tema.

CAPÍTULO II: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2. Conceitos

  • Ética

 Segundo ABBAGNANO (1998) a ética pode ser considerada a ciência da conduta, como estudo do “ideal para o qual o homem se dirige” de acordo com sua natureza.

 De outro lado, o autor situa a ética como o estudo dos “motivos” ou “causas” da conduta humana ou das “forças” que a determinam, pretendendo ater-se ao conhecimento dos fatos” (ABBAGNANO, 1998, p.380).

Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

  • Moral

Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.

  • Deontologia

 É o estudo dos deveres especiais de uma situação, particularmente dos deveres das diversas profissões  (p.485).

A deontologia diz respeito aos “deveres específicos do agir humano no campo profissional”, e a dicologia, trata do “estudo dos direitos que a pessoa tem ao exercer suas atividades” (CAMARGO, 1999, p. 32). Algumas vezes, a deontologia aparece institucionalizada em códigos de conduta, códigos de princípios, mas geralmente, nos chamados códigos de ética profissional.

2.1. Ética Profissional

Partindo destas considerações, a ética profissional pode ser entendida como o estudo da conduta humana no exercício de uma profissão, seus ideais, motivos e causas. Inicialmente é importante destacar que a expressão “ética profissional” refere uma discussão de uma ética de perspectiva igualitária porque atribuí para um grupo de pessoas, membros de um grupo profissional, uma ética especial em detrimento dos demais membros da sociedade (TAVARES, 1998). 

2.2.Deontologia Profissional

  • Deontologia profissional quer, então, dizer discurso, doutrina, tratado, teoria ou ciência do dever profissional.
  • Falar do conjunto de deveres, princípios e normas adoptados por grupos profissionais, ou seja, de grupos que exercem uma determinada profissão.
  • Deontologia profissional diz respeito a todas as profissões e refere-se ao carácter normativo e, até, jurídico que regulamenta as profissões.

Faz convergir nas profissões aspectos de relevância humana que ultrapassam o campo do dever profissional em si, ela é também chamada por ética profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com