TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROBIOLOGIA DO SANEAMENTO

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 7

MICROBIOLOGIA DO SANEAMENTO

Carolina Napier de Oliveira Santos RA: 636596-0

 Cristiane de Jesus Almeida         RA: 491081-5

Geise Pereira Annes de Oliveira RA: 491248-3

Ulysses Alexandre Romano RA: 633081-0

Profª Janaina Bruna Pissolati Fernandes

Bacharelado em Engenharia Ambiental

Depto de Engenharia

Resumo

A Microbiologia do Saneamento é compreendida pelo tratamento de efluentes através de microorganismos, como bactérias, fungos, algas, protozoários. Ou seja, as cargas poluidoras são degradadas a partir destes seres.

Além do processo biológico, no decorrer deste trabalho serão explanadas as etapas do processo de tratamento de esgotos tais como: Preliminar, Primária, Secundária e Terciária, que respectivamente são Gradeamento, Desarenação, Coagulação, Floculação, Tanque de Aeração, Decantação e Métodos de Desinfecção.

O foco será no tratamento microbiológico, detalhando também os microorganismos, seus diferentes tipos, estrutura celular e funções no processo de tratamento de efluentes.

Palavras-chave: Microbiologia; Tratamento; Efluentes.

Introdução

Este trabalho têm por objetivo elencar os processos de tratamento de efluentes através de microorganismos, com enfoque em “Microbiologia do Saneamento”.

Iremos discorrer sobre o efeito da descarga de esgotos ricos em matéria orgânica nos sistemas aquáticos, e seus processos de tratamento, conhecidos como: Preliminar (Gradeamento, Desarenação); Primário (Floculação, Decantação); Secundário (Tratamento Biológico) e Terciário (Filtração, Cloro, Ozônio, H2O2).

No tratamento biológico serão abordados os três tipos: Aeróbio (Lodos Ativados, Lagoas Aeróbias e Filtros Biológicos); Anaeróbio (Lagoas Anaeróbicas, Reatores Anaeróbios) e Enzimático.

Será explanado o papel dos microoganismos que são compreedidos por bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários na degradação biológica dos efluentes, bem como suas estruturas celulares e veiculação hídrica.

Através de pesquisas pode-se perceber a partir de amostras coletadas em tanques de aeração o grau de diversidade dos microorganismos, se há predominância de um determinado grupo, se apresentam comportamento habitual, se estão vivos ou mortos, o tamanho do floco, morfologia e integridade, presença de colônias amorfas ou células livres, os efeitos dos filamentos dentre outros.

Será utilizado como base de pesquisa no decorrer deste trabalho, apresentação de slides de autoria da Profa. Dra. Débora Danielle V. Silva, empresa Acqua Prime.

        

  1. Processo de Tratamento de Efluente Sanitário – Etapa Preliminar

Gradeamento:

Primeira etapa do tratamento, realizado através de grades, tem a finalidade de retirar materiais sólidos e grosseiros lançados irregularmente nos efluentes, os materiais de maiores dimensões do que o espaçamento entre as barras é retido, tendo a finalidade de proteger bombas, tubulações e fases posteriores do tratamento. 

Desarenação:

Separação de partículas granulares (areia, cascalho, sementes, grãos etc.) que possuem densidade específica ou velocidade de sedimentação maiores que a matéria orgânica particulada, tem como finalidade a proteção de bombas, tubulações, fases posteriores de tratamento e melhoria da eficiência do sistema de tratamento.

  1. Etapa Primária

Coagulação / Floculação:

Na coagulação, objetiva-se a aglutinação e neutralização das partículas coloidais, aumentando volume e peso através do uso de coagulantes, sendo mais utilizados os sais de ferro e de alumínio provocando a formação de flocos. A floculação consiste na agregação das partículas na fase de coagulação através da adição e mistura de polímero, ligando as mesmas por pontes, aumentando de tamanho e peso propiciando sua sedimentação e filtração.

  1. Etapa Secundária

Tanque de Aeração – tratamento biológico aeróbico:

A remoção da matéria orgânica é efetuada por reações bioquímicas realizadas por microrganismos aeróbios (bactérias, protozoários, fungos etc.) no tanque de aeração.

A base de todo o processo biológico é o contato efetivo entre esses organismos e o material orgânico contido nos esgotos, de tal forma que esse possa ser utilizado como alimento pelos microrganismos. Os microrganismos convertem a matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular (crescimento e reprodução dos microrganismos).

Decantadores:

 Os decantadores secundários exercem um papel fundamental no processo de lodos ativados, sendo responsável pela separação dos sólidos em suspensão presentes no tanque de aeração, permitindo a saída de um efluente clarificado, e pela sedimentação dos sólidos em suspensão no fundo do decantador, permitindo o retorno do lodo em concentração mais elevada.

O efluente do tanque de aeração é submetido à decantação, onde o lodo ativado é separado, voltando para o tanque de aeração. O retorno do lodo é necessário para suprir o tanque de aeração com uma quantidade suficiente de microorganismos e manter uma relação alimento/microorganismo capaz de decompor com maior eficiência o material orgânico. O efluente líquido oriundo do decantador secundário é descartado diretamente para o corpo receptor ou passa por tratamento para que possa ser reutilizado internamente ou oferecida ao mercado para usos menos nobres, como lavagem de ruas e rega de jardins.

  1. Etapa Terciária

Visa à remoção de organismos patogênicos através de métodos de desinfecção e a retirada de nutrientes inorgânicos que ainda permaneçam presentes após as etapas de tratamento anteriores, evitando o desequilíbrio no corpo receptor, eutrofização, bem como a possibilidade de reuso da água.

Métodos de desinfecção:

- cloração;

- desinfecção com ozônio;

- desinfecção com radiação ultravioleta.

Métodos de remoção de nutrientes:

- desnitrificação;

- coagulação e precipitação de fósforo.

  1. Tratamento Biológico de Efluentes

O tratamento biológico de efluentes é o responsável por realizar a conversão de matéria orgânica em inorgânica. Dentro deste processo serão explanados o tratamento Aeróbio, Anaeróbio e Enzimático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (409.4 Kb)   docx (285 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com