TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOLÉCULA DE DNA

Por:   •  5/10/2015  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

O DNA é o composto orgânico que possuem  as características genéticas dos organismos vivos. É a partir dessas informações que estão dentro do DNA que nossas células se reproduzem e todas as nossas características adquiridas de nossos pais se expressam.

Os dados que uma célula precisa durante a sua vida, estão codificados nas fitas dos ácidos nucléicos que são responsáveis pelo caráter hereditário.

Os ácidos nucléicos: acido desoxirribonucléico ou DNA (dupla fita) e acido ribonucléico ou RNA (fita simples). Os dois são polímeros lineares de nucleotídeos unidos entre si por ligações covalentes.

Os nucleotídeos, unidades básicas dos ácidos nucléicos, são formados por, Uma pentose (açúcar), Uma base nitrogenada, e um fosfato, que formam um nucleotídeo. As bases nitrogenadas são estruturadas em 2 grupos, as purinas e as pirimidinas . No grupo das purinas estão a adenina e a guanina, e no grupo das pirimidinas, estão a citosina, a timina e a uracila. Há uma pareamento especifico entre os nucleotídeos para a constituição do DNA. Logo,  a adenina se liga a timina, e a citosina se liga a uma guanina. Essa ligação acontece por meio de pontes de hidrogênio.

A função principal da molécula de DNA, é o armazenamento e transmissão da informação genética, por isso a necessidade de estabilidade e harmonia. O RNA mais reativo, realiza várias funções, por ter fita simples, sofre emparelhamento intramoleculares de bases, produzindo estruturas complexas, sendo responsável por uma intensa atividade celular:

RNAmensageiro- recebe as informações genéticas através da transcrição e as leva as robossomo. No ribossomo ocorre a leitura do RNAm, que indica a sequencia de aminoácidos para que ocorra a síntese de proteínas. O RNAtransportador, se liga ao aminoácido presente no citoplasma e o leva ao ribossomo, que permite que aconteça a ligação entre a ordem codificadora do RNAm á ordem de aminoácidos da cadeia polipeptídica, que irá se classificar em uma proteína.

O DNA, pela sua enorme estabilidade química, transformou-se em um excelente armazenados de informações, enquanto  as proteínas formadas de uma grande diversidade de aminoácidos, transformara-se em catalisadores bastante variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com