TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuroplasticidade

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Neuroplasticidade

A neuroplasticidade se refere ao poder do SN (sistema nervoso) de alterar algumas das propriedades morfológicas e funcionais em resposta a alterações do ambiente, é a adaptação da dinâmica do SN referente às alterações. A plasticidade nervosa não ocorre apenas em processos patológicos, mas também exige funções muito importantes no funcionamento normal do ser. É esta a capacidade que ajuda crianças que sofreram acidentes, graves com perda de massa encefálica, déficits motores, visuais, de fala e audição, vão se recuperando gradativamente e podem chegar à idade adulta sem sequelas.

Formas de plasticidade:

- Regenerativa: consiste no recrescimento dos axônios lesados. É mais comum no sistema nervoso periférico.

 - Axônica: ou plasticidade ontogenética,ocorre de zero a 2 anos de idade, é a fase crítica, fundamental para desenvolvimento do SN.

 - Sináptica: Capacidade de alterar a sinapse entre as células nervosas.

 - Dendrítica: Alterações no número, no comprimento, na disposição espacial e na densidade das espinhas dendríticas, ocorrem principalmente nas fases iniciais do desenvolvimento do indivíduo

. - Somática: Capacidade de regular a proliferação ou morte de células nervosas.

 

Período crítico

Período em qual as células estão muito sensíveis a determinados estímulos e o ser humano precisa estar em contato com novas experiências.

         

                          ↓

                  Janela temporal

                 

Se o organismo não receber estímulos apropriados                            durante o período crítico, pode sofrer dificuldade e até mesmo ser impossibilitado de desenvolver algumas funções mais tarde.

A psicoterapia infantil refere-se à variedade de técnicas e métodos utilizados pelos psicólogos para ajudar crianças e adolescentes que têm dificuldade em se expressar e a lidar com as suas emoções, um acompanhamento durante o crescimento de uma criança é essencial, muitas das vezes não é dado total suporte e estimulo.

O psicólogo está lá para preencher esse espaço, imagine uma criança que é muito tímida e não consegue falar com os outros amigos ou brincar, as habilidades motoras e de fala ficam cada vez mais cristalizadas, se não houver um reforço/estimulo essa criança pode ter problemas de fala no futuro ou até mesmo problemas na musculatura.

Como o cérebro está sempre em constante transformação e mudança, não é preciso um psicólogo só na infância, mas até na senioridade quando o corpo já está fragilizado o cérebro está em mudanças e o papel do psicólogo é reforças os estímulos para que não caiam em desuso e percam a função.

Referencias: 

O Cérebro Que Se Transforma

Livro

Autor: Norman Doidge

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com