TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroplasticidade

Resenha: Neuroplasticidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

NEUROPLASTICIDADE

É a propriedade do sistema nervoso de alterar a sua função ou a sua estrutura em resposta às influências ambientais que o atingem.

 A unidade funcional do sistema nervoso não é mais centrada no neurônio mas concebida como uma imensa rede de conexões sinápticas entre unidades neuronais, as quais são modificáveis em função da experiência individual, ou seja, do nível de atividade e do tipo de estimulação recebida (Kandel, 1998).

 O processo psicoterápico, pode então ser concebida como uma forma de aprendizagem.

 Estimulação inespecífica

 Idade

 As consequências de uma lesão pode ser mais complexa no ser humano em desenvolvimento, lesões precoces podem impedir diversos tipos de aprendizagem, resultando em atraso no desenvolvimento das faculdades intelectuais e outros.

Taylor, 1984.

 No cérebro adulto, com um grande repertório de conhecimentos armazenados e competências já existentes, uma lesão equivalente poderia muito bem ter um impacto menos dramático na vida adulta do que se vivida na infância.

Robertson, et. al, 1999.

 Educação / QI

 Tem-se argumentado que a educação e a inteligência, altamente intercorrelacionadas, dota o cérebro com uma reserva cognitiva (Alexander et al, 1997; Stern, Silva, Chaisson, e Evans, 1996), que serve, em parte, para proteger a função cognitiva da doença de deterioração, lesão ou envelhecimento natural (Robertson, et. al, 1999).

 Baixos níveis de educação têm sido identificado como um fator de risco para a doença de Alzheimer.

Chun & Mayeux, 1994; Nimo Kondo, Shido &, 1994.

 Diversos estudos têm demonstrado que o nível de inteligência educacional pré-lesão é um preditor significativo do grau de recuperação da função após uma lesão de cabeça.

Brooks & McKinlay, 1987; Grafman, 1986; Grönwall, 1976.

 Consciência dos Déficits

Robertson, et. al, 1999.

O comportamento é a interação organismo-ambiente. Esta interação é dinâmica, favorecendo a uma plasticidade do comportamento. Isto quer dizer que o mesmo pode mudar a partir de mudanças nessa relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com