TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Neuroplasticidade Infantil

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES - IBFE

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO - 2021/01[pic 1]

A PROMOÇÃO DA NEUROPLASTICIDADE EM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS

Adriana Coelho Braga

Carla Fernanda Lima de Almeida

Fernanda Gomes Gaspar

Milena Moura dos Santos Fernandes

Campinas, 2021

SUMÁRIO

OBJETIVO GERAL        ………………………………………………………………………….3

PÚBLICO ALVO        ……………………………………………………………………………..4

CONTEÚDOS MINISTRADOS        ……………………………………………………………..5

RECURSOS E PROCEDIMENTOS A SEREM TOMADOS        …………………………….6

AVALIAÇÃO        ………………………………………………………………………………….8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        ……………………………………………………....9


OBJETIVO GERAL

Neste trabalho o objetivo geral é propor a neuroplasticidade motora e cognitiva em crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, através de cantigas de roda, nacionalmente conhecidas e propagadas.

A principal motivação para esta escolha de promover a neuroplasticidade através da música, se deu pelas muitas possibilidades de percepção dos estímulos do meio através da audição, mais especificamente, o processamento auditivo (GUEDES-GRANZOTTI, 2018).

Conceitua-se, portanto, neuroplasticidade como a capacidade do cérebro de mudar de acordo com a maturação do organismo, da aprendizagem ou de ajustes que corrijam ou compensem algumas sequelas (PANTANO e ZORZI, 2009, p. 53). Ela se dá, majoritariamente, pela motivação, repetição e engajamento, por isso a decisão pelo uso de música e dança circular.


PÚBLICO ALVO

O público alvo para o desenvolvimento deste trabalho, são crianças cuja faixa etária esteja entre 4 a 5 anos, pois a plasticidade neural é maior nessa fase: é “o período em que a criança possui especial sensibilidade aos estímulos vindos do ambiente, em virtude de suas percepções sensoriais” (GUEDES-GRANZOTTI, 2018).

Além disso, de acordo com Guedes-Granzotti (2018), são nesses primeiros anos que deve-se ter uma maior vigilância, para prevenir lacunas no desenvolvimento, que comprometeriam o desempenho escolar futuro.


CONTEÚDOS MINISTRADOS

Por meio da brincadeira de roda com o uso da música, habilidades de atenção, compreensão, linguagem e movimento corporal podem ser estimuladas. E ainda, a música oferece possibilidades de trabalhar ritmo, entoação (a ênfase numa palavra escolhida), intensidade (mais intenso e menos intenso) e duração (música mais lenta ou mais rápida) dos sons.

Dentre as tantas possibilidades de cirandas de roda, a música escolhida para este trabalho, “Periquito Maracanã”, trabalha conceitos como: abrir, fechar, juntar, afastar, agachar, sentar, levantar, abaixar, rodar, dançar, pular e parar. Após a memorização do ritmo da música, ainda é possível aumentá-la inserindo novos comandos e mantendo o mesmo ritmo.

A repetição desta atividade promoverá a memorização, além de também estimular o controle inibitório, pois é necessário que exista um respeito às pausas e ritmo. Além de também trabalhar o movimento de deslocamento do corpo em círculo, associado aos comandos da música.

No âmbito escolar, as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que serão desenvolvidas são:

  • (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações;
  • (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.


RECURSOS E PROCEDIMENTOS A SEREM TOMADOS

Considerando que “a escola, espaço privilegiado de aprendizagem e vida, deve criar condições para a criança realizar atividades lúdicas [...] com o objetivo de desenvolver os alunos e não para passar o tempo” (CAVALCANTE, 2018, p. 41), em um primeiro momento, deve ser feita uma roda de conversa, para que as crianças contem sobre quais cirandas de roda elas conhecem, e ser investigado se alguma conhece a que será trabalhada.

Se as crianças não conhecerem a música, pode ser utilizada uma caixa de som e um dispositivo (celular, notebook, pendrive) que se conecte a ela, para que a música seja ensinada. Depois que tiverem aprendido, ela pode ser cantada por todos, sem a necessidade de recursos específicos.

Como dito anteriormente, a música escolhida foi “Periquito Maracanã”. Ela pode ser aprendida pelos professores por meio do vídeo “Brincar com o movimento - em roda”[1] disponível na plataforma YouTube. Segue exemplo de letra[2], a qual pode ser adaptada, para que novos comandos sejam inseridos:

Periquito maracanã

Cadê a sua iaiá (bis)

Faz um dia , faz um ano

Que eu não vejo ela passar(bis)

Ora vai chegando,

Ora vai chegando

Ora vai chegando até chegar

Ora vai afastando,

Ora vai afastando,

Ora vai afastando até afastar

Ora vai abaixando...

Ora vai sentando...

Ora vai deitando…

Ora vai rolando..

Ora vai dormindo...

Ora vai dormindo até sonhar!

Em um segundo momento, de preferência em um pátio ou quadra, com as crianças posicionadas em roda, os movimentos devem ser ensinados, um por um, e repetidos, até que elas os tenham memorizado. Após terem realizado a atividade por diversas vezes, alguns movimentos podem ser retirados, outros acrescentados; a entonação pode ser alterada; assim como a velocidade da música, que pode ser aumentada ou diminuída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com