TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE É O SOBREPESO MULTIPLICADO

Por:   •  22/4/2017  •  Dissertação  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

A OBESIDADE É O SOBREPESO MULTIPLICADO

É o excesso de gordura corporal. (Aquele que está acima do peso ideal), ficando vulnerável a inúmeros problemas de saúde , tais como doenças cardiovasculares , renais , digestiva , diabetes , problemas ortopédicos e hepáticos . A probabilidade  de contrair estas doenças é quatro vezes maior obesa e duas vezes maior homens obesos , em pessoa de peso normal .

Há casos de obesidade em que o individuo não é inteiramente obeso, mas tem maiores concentrações de gordura numa determinada região do corpo. A chamada obesidade masculina, ou distribuição de gordura androide, caracteriza-se por uma circunferência abdominal ao resto do corpo. Nas mulheres, é mais comum o acumulo de gordura ao redor do quadro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerada a obesidade como um problema de saúde de proporção mundial, que espalha seus efeitos maléficos pelos quatro quadrados do mundo, tão preocupante quanto à desnutrição. As doenças crônicas associadas á obesidade são as maiores responsáveis por óbitos nos países industrializados, e agora ameaçam até nações antes imunes aos hábitos alimentares norte-americanos.

No Brasil, estudos do IBGE contaram que entre a população adulta, ma em cada vez pessoas é obesas, o que é um número considerável, mas ainda pequeno se comparado com os índices que se observam nos países mais desenvolvidos. Nos EUA, por exemplo, o nosso índice de 10% parece pequeno diante dos seus cerca de 18% de obesos em sua população de aproximadamente 250 milhões de pessoas .

Estudos recentes tentaram quantificar os danos causados pela obesidade aos cofres públicos. Fala-se em 1,1 bilhão, fala-se até em 1,5 bilhão de reais anuais (ou 12% de todos os gastos do Sistema Único de Saúde) desembolsados pelos serviços públicos de saúde (e, portanto, pagos por todos os contribuintes brasileiros) para tratar obesos. Não devemos nos esquecer de que faltam recursos para o tratamento de doenças bem menos evitáveis do que o excesso de peso.

AS CAUSAS DA OBESIDADE

Não há como determinar uma única causas para a obesidade,existem vários fatores que determinam um acumulo da gordura  a sua manutenção,mas nem todos são biológicos.

A poucos casos de acumulo de gordura por doenças de origem hormonal.

Dentre os fatores biológicos;a genética é a  que menos se pode controlar,o DNA de cada pessoa transforma calorias em gordura mais também pode queimar a gordura,o mecanismo do organismo a um comportamento que pode ser considerado normal ou ruins,o excesso de apetite é a pouca sociedade podem ser também fatores genéticos.

Fatores psicológicos e afetivos também podem levar á obesidade,ainda que indiretamente,mas não são somente esses a obesidade a de preção,também pois são incentivadores ma alimentação.

De qualquer forma e de qualquer  fator ele sempre estava relacionado a ma alimentação.

Independente do diagnóstico, a pessoa obesa em tratamento saberá que precisa de uma redução alimentar.

Já  sabemos que engorda são os alimentos com gorduras e açúcar em excesso,e já sabemos como selecionar os alimentos mais saudáveis e necessários.Quem talvez não saiba são as crianças.Estudos mostram que antes dos 14 anos ninguém tem discernimento para escolher o que comer com base no que faz bem.Neste caso,os adultos devem escolher pelas crianças.

As crianças são influenciadas não apenas  por seus pais,mas pelos atrativos que as cercam.Em casa,a vontade de comer nasce do que está disponível na geladeira,do cheiro e da aparência do prato sobre a mesa.Na escola,a vontade da criança se volta para as guloseimas que ela não encontra em casa e então acessíveis(desde que os pais lhe deem dinheiro)na cantina.Em qualquer lugar,a criança é impelida a consumir mercadorias comestíveis (que,convenhamos,nem sempre podem ser chamadas de alimentos)coloridas,cheirosas,com brindes,rodeadas de palhaços,enfim,o que estiver á venda.

Ora,se o índice  de sobrepeso e obesidade infantil cresceu de 4 para 14% no Brasil nos últimos 30 anos,é porque muito adulto por aí andou permitindo que essas crianças comessem besteiras demais.Incluam-se aí os adultos que fabricam esses produtos,os que montam as peças publicitárias,os que vendem os espaços na mídia,os que as veiculam,os quem vendem os produtos,os que compram os produtos,os que cedem aos pedidos das crianças e permitem que elas engordem.

Considerando-se que,segundo vários estudos,crianças obesas têm grandes chances de assim permanecer na idade adulta(fala-se em 80% de risco para crianças de 5 anos já obesas).O desleixo com a obesidade na infância é uma sentença cruel.

Só mais uma provocação.Segundo estudo da Universidade de Brasília,crianças de pais obesas apresentam maior risco de se tornarem obesas quando comparadas as crianças cujos pais apresentam peso normal”.O estudo aponta que,quando o pai e a mãe apresenta o problema,o risco para a criança é de 40%.Quando o pai e a mãe são  obesos,a probabilidade aumenta para 80%.Já para pais não obesos,o risco para a criança é de 10%.

Se não adianta chorar sobre o leite derramado, vejamos quais são as alternativas para que já seja obeso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com