TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares por fatores socioeconômicos

Por:   •  4/10/2016  •  Monografia  •  8.046 Palavras (33 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 33

Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares por fatores socioeconômicos de escola pública e privada em Fortaleza-CE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

3 OBJETIVOS        

3.1 Objetivos gerais        

3.2 Objetivos específicos        

4 REFERENCIAL TEÓRICO        

4.1 Obesidade infantil        

4.2 Sobrepeso        

4.3 Epidemiologia do sobrepeso e da obesidade infantil        

4.4 Comportamento alimentar infantil        

4.5 Educação nutricional em pré-escolares        

4.6 Influência dos pais nos hábitos alimentares        

4.7 Influência da escola nos hábitos alimentares        

4.8 Avaliação nutricional em pré-escolares        

5 METODOLOGIA        

5.1 Tipo de estudo        

5.2 Local e Período        

5.3 População e Amostra        

5.4 Critérios de inclusão        

5.5 Critérios de exclusão        

5.6 Coletas de dados        

5.7 Análise e Interpretação dos Dados        

5.8 Aspectos éticos        

6. CRONOGRAMA        

7. ORÇAMENTO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

Apêndice A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido        

Apêndice B – Termo de Assentimento Livre e Esclarecido        

Apêndice C – Termo de Anuência        

Apêndice D – Ficha para Avaliação Nutricional        [pic 1]

1 INTRODUÇÃO

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de energia, sob a forma de triglicérides, no tecido adiposo distribuído pelo corpo, enquanto o sobrepeso corresponde ao excesso de peso previsto para o sexo, altura e idade, de acordo com os padrões populacionais de crescimento, podendo representar ou não excesso de gordura corporal (CORSO, A.C.T. et al 2012).

Na fase da idade escolar a criança é extremamente ativa, porém a comodidade do mundo atual e as facilidades trazidas pelos avanços tecnológicos induzem às condições de sedentarismo e às modificações nos hábitos alimentares, fazendo com que estas crianças deixem de realizar atividades físicas e consequentemente de ingerir alimentos saudáveis que são essenciais ao seu desenvolvimento e ao controle de peso (MARIANO et al., 2014).

A obesidade infantil pode ser iniciada em qualquer idade, provocada por elementos como o desamamento precoce, ingestão inadequada de alimentos, distúrbios comportamentais relacionadas à alimentação e relação familiar. Nos últimos vinte anos, pôde ser observado que as crianças passaram a ser consideradas inativas, devido ao estímulo provocado pelos avanços tecnológicos, uma ligação direta entre a inatividade física e o período gasto em frente à televisão (LACERDA 2014).

PALAVRA- CHAVE: Escolares, Obesidade, sobrepeso, Avaliação Nutricional, Intervenção Educativa.

2 JUSTIFICATIVA

A obesidade infantil vem aumentando cada vez mais nas últimas décadas. Isso ocorre devido ao consumo elevado de alimentos industrializados e ao fácil acesso a eles, tanto nas escolas como em casa. Também se dar ao aumento das tecnologias e estilo de vida sedentário.

Apesar do índice de desnutrição ter sido diminuído, ainda continua um fator de grande importância, principalmente nas crianças, devido às suas consequências que podem permanecer durante a fase adulta.

O surgimento da obesidade e desnutrição nesta faixa etária se torna um fator preocupante, e na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil, pois está relacionada a disponibilidades dos pais de escolher lanches saudáveis, além de uma falta de entendimento da criança do alimento consumido, e isso contribui negativamente.

Devido a isso, a escola entra como importante local para a promoção de alimentação saudável, proporcionando projetos educativos para melhorar o perfil nutricional e consequentemente a melhorias dos hábitos alimentares.

Esse trabalho é de suma importância, pois visa à eficácia de uma intervenção educativa e com isso uma melhoria nos hábitos alimentares e, consequentemente, no estado nutricional das crianças, levando assim a uma vida mais saudável e diminuindo o risco de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, distúrbios alimentares, hipertensão e doenças cardiovasculares.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Comparar o estado nutricional de pré-escolares antes e após uma intervenção educativa em uma escola particular de Fortaleza - CE.

3.2 Objetivos específicos

  • Verificar através da avaliação antropométrica os parâmetros: peso para idade – P/I, estatura ou comprimento para idade – E/C/I, peso e IMC para idade  IMC/I ideal.
  • Classificar o pré-escolar em relação a seu estado nutricional segundo a OMS;
  • Analisar a intervenção educativa antes e após a avaliação nutricional.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 Obesidade infantil

A obesidade é considerada uma doença crônica em expansão tendo como definição um acúmulo excessivo de gordura corporal. Diante disto, a saúde pode ser adversamente afetada, devido à sua relação com várias complicações metabólicas e concomitância de fatores de risco genéticos e ambientais (LOPES, PRADO, COLOMBO, 2010; FERREIRA, 2014).

A obesidade pode iniciar em qualquer idade, desencadeada por vários fatores, entre eles se encontra a introdução inadequada de alimentos, o desmame precoce, distúrbio de comportamento alimentar e da relação familiar, principalmente nos períodos de aceleração do crescimento. Outros fatores que podem agravar essa doença são o consumo excessivo de alimentos e bebidas calóricas, oferta de alimentos semiprontos e sem falar do tempo que é gasto em frente ao computador e a televisão.  (LOPES, PRADO, COLOMBO 2010; ALVES et al., 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com