TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS METAZOÁRIOS

Por:   •  30/9/2019  •  Resenha  •  5.436 Palavras (22 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS PROFª. CINOBELINA ELVAS - CPCE[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I

PROF: LUCIANA BARBOSA

TEXTO

 ORIGEM DOS INVERTEBRADOS

Ana Clara M. de Moura

 

        

BOM JESUS-PI

AGOSTO/ 2019

 Origem dos invertebrados

Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio. São um grande grupo que representa a maioria dos animais encontrados em nosso planeta. Apresentam muitas diferenças entre si, porém algumas características em comum podem ser observadas: ausência de coluna vertebral e crânio, célula do tipo eucariótica, ou seja, suas células possuem núcleo delimitado pela membrana nuclear, nutrição heterotrófica, ou seja, todos necessitam alimentar-se de outros seres vivos, não sendo capazes de produzir seu próprio alimento. São pluricelulares, ou seja, todos os invertebrados são formados por mais de uma célula. Vale destacar que a maioria possui tecidos e órgãos, porém essa característica está ausente em poríferos.

Há mais de um milhão de espécies de animais descritas. Desse número, cerca de 5% possuem uma espinha dorsal e são conhecidos como vertebrados. Todos os outros, perfazendo a maior parte do Reino Animal, são invertebrados. A divisão do Reino Animal em vertebrados e invertebrados é artificial e reflete uma inclinação humana histórica em favor dos próprios parentes da humanidade. Essa característica de um único subfilo de animais é utilizada como base para a separação de todo o Reino Animal em dois grupos. Poderiam-se dividir bem logicamente os animais em moluscos e não moluscos ou em artrópodos e não artrópodos.

Umas das primeiras arvores evolutivas da vida concebida a partir de uma perspectiva darwiniana foi publicada por Ernst Haeckel em 1866. A famosa árvore da vida de Haeckel iniciou uma tradição de descrever hipóteses filogenéticas como diagramas ramificados ou árvores. A descoberta que os organismos com um núcleo celular constituem um grupo natural dividiu o mundo vivo em duas categorias, os procariotos aqueles organismos que carecem de organelas e núcleo envoltos por membrana e sem cromossomos lineares e os eucariotos aqueles organismos que realmente possuem organelas e núcleo envoltos por membrana e cromossomos lineares.   Investigações de Carl Woese e outros, que se iniciaram nos anos de 1970, conduziram a descoberta de que os procariotos, constituem dois grupos distintos, denominados Eubacteria e Archaea, ambos bastantes distintos dos eucariotos. Eubactéria corresponde as bactérias, os Archaea se assemelham ao Eubacteria, mas tem características genéticas e metabólicas que os fazem únicos.

A tendência atual favorece a visão de que os procariotos dominaram a Terra durante pelo menos 2 bilhões de anos antes de a célula eucariótica moderna aparecer no registro fóssil. As mudanças evolutivas nos procariotos deram origem à diversidade metabólica e à capacidade evolutiva de explorar e colonizar todo ambiente concebível na Terra. Muitos Archaea vivem em ambientes extremos, e esse padrão é frequentemente interpretado como um estilo de vida de refúgio, em outras palavras, essas criaturas tendem a viver em lugares onde puderam sobreviver sem confrontar competição com formas de vida altamente derivadas.

O reino Animalia, ou Metazoa, é geralmente definido como eucariotos multicelulares, que ingerem alimentos, heterotróficos. No entanto, seus membros possuem outros atributos únicos, tais como um sistema nervoso baseado em acetilcolina/ colinesterase, tipos especiais de junções celulares e uma família única de proteínas de tecido conjuntivo chamada colágeno. Foram descritas mais de um milhão de espécies de animais viventes, mas estimativas de quantas espécies vivas resta serem descobertas e descritas variam desde 10-30 milhões até 100-200 milhões. Dentre os Metazoa, existem algumas espécies que possuem uma espinha dorsal ou coluna vertebral, mas a maioria não apresenta. Aqueles que possuem uma coluna vertebral constituem o subfilo Vertebratado filo Chordata, e respondem por menos de 5% (aproximadamente 46.670 espécies) de todos os animais descritos. Aqueles que não possuem coluna vertebral (o resto do filo Chordata, mais 33 filos animais adicionais) constituímos invertebrados.

De onde vem os Invertebrados?

        A incrível gama de invertebrados atuais é o resultado de bilhões de anos de evolução na Terra. Evidências indiretas de organismos procariotos foram encontradas em alguns dos sedimentos mais velhos no planeta, sugerindo que a vida apareceu primeiro nos mares da Terra quase tão logo o planeta se esfriou o bastante para a existência da vida. Um nível notável de sofisticação metabólica tinha sido alcançado ao final da era arqueana, aproximadamente 2,5 bilhões de anos atrás. Biomarcadores de hidrocarbonetos sugerem que as primeiras células de eucariotos poderiam ter aparecido 2,7 bilhões de anos atrás.

Embora a condição eucariótica tenha aparecido precocemente na história da Terra, provavelmente se passaram mais algumas centenas de milhões de anos para a evolução inventar organismos multicelulares. Dados de relógios moleculares sugerem que o último antepassado comum de plantas e animais existiu há aproximadamente 1,6 bilhão de anos muito depois do aparecimento inicial dos eucariotos e muito antes de um registro fóssil definitivo dos metazoários, mas concordantes com evidências de traços de fósseis. O registro fóssil nos diz que a vida dos metazoários teve sua origem ao longo do éon Proterozóico, pelo menos 600 milhões de anos atrás, embora traços de fósseis sugiram que os animais primitivos poderiam ter surgido mais de 1,2 bilhão de anos atrás.

Os ancestrais de plantas e animais eram quase certamente protistas, sugerindo que o fenômeno da multicelularidade surgiu independentemente nos Metazoa e Metaphyta. Dados genéticos e do desenvolvimento sugerem que os mecanismos básicos de formação de padrões e comunicações célula a célula durante o desenvolvimento foram derivados independentemente em animais e em plantas. A vida na terra, entretanto, não apareceu até bem recentemente dentro dos padrões geológicos, e irradiações terrestres se iniciaram apenas a aproximadamente 470 maa. Aparentemente foi mais desafiante para a vida invadir a terra que evoluir na Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (267.8 Kb)   docx (88.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com