TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROBLEMÁTICA DA ÁGUA : UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Por:   •  15/10/2015  •  Monografia  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 16

UNIUBE

RODRIGO CARVALHO DE SOUZA

Curso Licenciatura em Ciências Biológicas

Polo Brasil – Núcleo Uberlândia Turma 3.

PROF. RICARDO BARATELLA

A PROBLEMÁTICA DA ÁGUA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

UBERLÂNDIA

2014

Agradeço este trabalho imensamente ao professor

 Ricardo Baratella pela convivência diária, ao meus pais

  Alceu e Eulice e  aos que participaram direta e os que

 participaram indiretamente para a conclusão deste trabalho.

Resumo

Com o objetivo de discutir o tema ”A Problemática da água”, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir da base de dados do Google Acadêmico, analisando a produção de artigos atuais sobre o tema. Os artigos mostram que fatores como poluição da água, conflitos pela distribuição da água, reutilização e sustentabilidade da água caracterizam o tema.

Os trabalhos corroboram que há uma grande necessidade de desenvolver o pensamento crítico e procurar solucionar problemas concretos de lidar com a situação temática.

Pelo receio das perspectivas futuras da crise da água, a revisão da literatura indica, enfim, que torna - se necessário da divulgação do tema. Conclui-se que a ampliação do debate ao tema pode contribuir para que os prejuízos sejam minimizados e que a população mundial não sofra com a crise da água, conseqüentemente, mais satisfatória.

        

Introdução

Este artigo visa o estudo da problemática da água, visto que é um tema de grande importância para o mundo atual.

A escolha do tema se deu pela necessidade da análise dos fatores que condicionam a crise da água hodiernamente, assim como as perspectivas futuras desta temática.

A água é entendida como sendo um bem universal e de vasto consumo entre os seres vivos vegetais e animais e o próprio Homem. Os vegetais dependem da água de maneira intrínseca e local ou regiões com deficiência de abastecimento de água apresentam ausência de vegetação. Os animais, nos seus vários reinos também dependem da água para a sua sobrevivência enquanto que para o Homem a água é essencial em todos os setores e momentos da sua vida.

Não é possível conceber nenhuma atividade econômica humana sem a presença da água, que está presente em todas as atividades industriais, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Na agricultura é impossível a sua prática sem o abastecimento de água e a água abastece os grandes aglomerados urbanos com milhões de pessoas aglutinadas e vivendo em espaços exíguos.

Ela é um bem universal e amplo e que está presente em todos os momentos da vida na Terra. Daí a importância do entendimento das causas dos conflitos da distribuição, agentes de contaminação e perspectivas de reuso e sustentabilidade da água.

Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo de produções bibliográficas sobre o tema da “Problemática da Água” identificando aspectos tidos como relevantes. Dentre estes, destacamos: 1) Poluição da Água 2) Reuso da Água 3) Sustentabilidade da água. A discussão dos conflitos pela distribuição da água também será considerada, tendo em vista a importância do tema.

DESENVOLVIMENTO

        

O presente trabalho utiliza o referencial da pesquisa bibliográfica, entendida como o ato de indagar e de buscar informações sobre determinado assunto, através de um levantamento realizado em base de dados nacionais e estrangeiros, com o objetivo de detectar o que existe de consenso ou de polêmico no estado da arte da literatura.

Com este propósito foi efetuada uma revisão das publicações nas áreas acadêmicas através do Google Acadêmico, tendo sido consultadas a base de dado Scielo. Foram encontradas 527 referências através da chave “Problemática da Água”. Contudo, ao se acrescentar a palavra “conflitos” à referida chave de busca, este número foi reduzido para 97 referências. Visando ampliar o debate e discutir as repercussões futuras, foi acrescentada à busca a chave “perspectivas”. E, ao serem selecionados os que discutiam exclusivamente esses aspectos, foram localizados 63 artigos. Com essa metodologia foram acessadas somente 11 destas publicações, já que nem todas as revistas referidas estavam disponíveis. Alguns artigos inicialmente pesquisados não fizeram parte desta revisão, pois traziam como objeto de estudo, políticas de recursos hídricos de maneira geral, ou especificamente, limitando o campo de assunto.

Fontes poluentes da água

A Organização Mundial de Saúde (WHO, 1972) define a água poluída aquela cuja composição ou estado foram alterados de modo a torná-la menos adequada para algumas ou todas as aplicações que poderia servir no estado natural. A poluição pode ser natural ou antropogênica: - natural quando resulta do equilíbrio dinâmico da Terra, da atividade geofísica e do ciclo natural de água; antropogênica se resulta da presença e/ou da atividade humana. A introdução destas substâncias poluentes provoca uma alteração do receptor hídrico, afetando tanto a qualidade como o caudal disponível em determinado lugar e em determinado tempo. A alteração na composição ou no estado da água é uma conseqüência direta ou indireta das atividades humanas, tornando-a imprópria para consumo. A poluição da água pode ser classificada em função da sua origem, assim como a sua composição físico-química e biológica dos diferentes poluentes. Quanto à sua origem, os poluentes podem ser domésticos, industriais, agrícolas e/ou agropecuários.

As águas residuais domésticas contêm uma elevada quantidade e variedade de compostos químicos e microbiológicos, formando um conjunto de grande complexidade (Torres, 1996). Além destes, também há compostos orgânicos dificilmente biodegradáveis, como detergentes, gorduras, etc. As águas residuais industriais incorporam substâncias químicas tóxicas, elementos radiativo, etc. As de origem agrícola contêm herbicidas, pesticidas, fertilizantes (à base de azoto, fosfatos, e potássio) e uma elevada carga de sólidos. Associada à agricultura, está a agro-pecuária, criação de gado bovino e suíno, sendo este último constituído por uma elevada carga orgânica e biológica (López et al., 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com