TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Problemático Que Atualmente Vivenciamos Sobre a Temática Alimentação

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Diante de um cenário problemático que atualmente vivenciamos sobre a temática alimentação no século XXI torna-se evidente a discussão acerca desse assunto para melhor delimitação dos fatores agravantes os quais colaboram diretamente no crescimento dessa realidade no país. Quais causas e consequências  podem ser relacionado sobre esse fato ?

Percebe-se que pelo menos metade das causas de doença e de morte têm relação direta com a alimentação, sobretudo com o excesso de sal, mas também o excesso de calorias, as gorduras de fabrico industrial e o açúcar. Além disso com a vida bastante atribulada, grande parte das pessoas acabam não dando a devida importância à alimentação saudável, lembrando do assunto apenas quando surge algum tipo de doença, quando são obrigadas a fazer uma dieta mais específica e muitas vezes restrita. Pular refeições, consumir alimentos ricos em gorduras, industrializados e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, o que acaba resultando no processo de doença. 

É importante ressaltar que com o passar do tempo cada vez que se passa alimentação fica cada vez pior e com isso surge varias doenças que poderia ser evitadas como: A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição. É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade. A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Diante dos aportes evidenciados nesta discussão faz-se necessário a atuação de forma efetiva do Ministério da Saúde instituindo junto as Secretaria Regionais uma equipe para acompanhar as fiscalizações  das leis as quais são garantidas nesse âmbito, ainda solicitar intervenção do Ministério Público caso existir o descumprimento das mesmas. Ademais o Governo Estadual deve propor discussões nas escolas (particulares e públicas) através de profissionalizantes que poderá realizar palestras, informativos e debates com fomentações de cunho prático. Cabe aos pais serem informados, também, pela escola desta prática. A mídia terá uma parcela de contribuição plausível, pois será responsável pela divulgação de todas essas medidas, por meio da criação de um site informativo e participativo. Sabe-se que ao gerenciar todas estas propostas a sociedade, certamente, será beneficiada como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com