TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Científica Nacional Sobre A Construção Do Pensamento Evolutivo Dos Últimos Cinco Anos

Por:   •  20/4/2023  •  Artigo  •  7.017 Palavras (29 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3]

PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO EVOLUTIVO DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

NATIONAL SCIENTIFIC PRODUCTION ON THE CONSTRUCTION OF EVOLUTIONARY THINKING IN THE LAST FIVE YEARS

*1Marcelo Franco Leão; 2Markondes Lacerda Araújo

1Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS; 2IFMT Campus Confresa

*Autor correspondente: e-mail: marcelo.leao@cfs.ifmt.edu.br

RESUMO

A evolução é um dos temas mais polêmicas dentro da biologia, capaz de gerar grandes conflitos entre o meio científico e o religioso. Quando estudamos evolução, o primeiro nome que vem em mente é de Charles Robert Darwin, conhecido como uma das mentes mais brilhantes da humanidade, mas Darwin não foi o pioneiro a reconhecer e defender que as espécies evoluíam. O objetivo deste estudo é descrever a produção científica nos últimos 5 anos, que abordam pensadores e cientistas que contribuíram na construção do pensamento evolutivo. A pesquisa foi realizada no 1º bimestre de 2019, considerando periódicos brasileiros contidos na plataforma SciELO Brasil. Foram identificados 21 artigos que, depois de selecionados, foram analisados de acordo com critérios pré- estabelecidos. Os resultados mostraram que a elaboração da teoria evolutiva vem sendo arquitetada desde os tempos antigos por filósofos, na tentativa de descobrir como a vida surgiu no planeta Terra e que motivou a construção do que conhecemos hoje como biologia evolutiva. Com este estudo, confere-se que tais publicações apontaram que existiram ideias tanto primitivas quanto avançadas no período anterior e posterior a Darwin.

Palavras-chave: Charles Darwin, Evolução, Pensamento Evolutivo.

ABSTRACT

Evolution is one of the most controversial areas within biology, able of criate great conflicts between the scientific and religious social. When we speak or study evolution, the first name that comes in mind is the naturalist Charles Robert Darwin, known as one of the most brilliant minds in the history of humanity, but Darwin was not the first to recognize and defend that species evolved. The objective of this study is to describe the scientific production in the last five years, which discusses thinkers and scientists who contributed to the construction of evolutionary thinking. The survey was carried out in the first two months of 2019, considering Brazilian journals contained in the SciELO Brazil platform. Twenty-one articles were identified that, after being selected, were analyzed according to pre-established criteria. The results showed that the development of evolutionary theory has been architected from ancient times through the philosophers, in an attempt to discover how life appeared on planet Earth and that motivated the construction of what we know today as evolutionary biology. With this study, it is verified these publications pointed out that there were ideas both primitive and advanced in the period before and after Darwin.

Keywords: Charles Darwin. Evolution. Evolutionary Thinking.

  1. INTRODUÇÃO

A evolução é considerada uma das ideias mais revolucionárias a partir do século XIX. Grandes pensamentos e pesquisas realizadas por evolucionistas comprovam a veracidade dessa ciência, que envolve desde a composição de todos os organismos vivos e as suas interações com o planeta Terra [1].

Os primeiros pensamentos a respeito da evolução são relatados desde a antiguidade por meio dos filósofos gregos, mas se mantêm apagados na maioria das vezes na história do

evolucionismo. Fato que remete apenas as ideias propostas por Jean-Baptiste Lamarck, Charles Darwin e Alfred Wallace [1].

Vários pensamentos no período anterior de Lamarck, Darwin e Wallace são descritos como as primeiras ideias a respeito da evolução, mas foi Darwin quem conseguiu mostrar evidências de que a evolução das espécies favorece os organismos para ser mais adaptado a sobreviver no ambiente. A evolução a partir das ideias de Charles Darwin é descrita como uns dos pensamentos mais significantes nos últimos dois séculos, devido as grandes observações feitas a bordo do navio HMS Beagles, publicadas no livro A origem das espécies [2].

Pensamentos ligados a Thales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxágoras de Clazómenas, Hipócrates de Cós, James Hutton, George Louis Leclerc, George Cuvier e Robert Chambers possuem grandes influências no que conhecemos hoje como a Síntese Moderna da Evolução [1].

A escolha por esta temática se deve ao fato de a evolução ser um tema bastante controverso entre o meio científico e o religioso e também em relação aos primeiros pensamentos evolucionistas terem surgidos em épocas remotas, por meio de pequenas hipóteses feitas por filósofos, que contribuíram para a construção de vários conhecimentos nos ramos da ciência.

A evolução é um dos assuntos mais complexos de ensinar na biologia. Existem vários profissionais que optam por não entrar nesse assunto em sala de aula devido o confronto com crenças religiosas, podendo gerar um grande conflito sobre o tema, criando uma lacuna no ensino da evolução biológica [3].

O impacto da evolução até hoje é discutido graças às pesquisas de Darwin e Wallace publicadas na primeira versão de A Origem das Espécies. A proposta deste trabalho é buscar por meio de pesquisas os primeiros pensamentos sobre a origem da vida e evolução e as suas influências para a construção da Síntese Moderna.

Neste sentido, o estudo torna-se relevante desde o momento que cria uma linha do tempo, onde aborda que a evolução não é somente composta com hipóteses, mas também com fatos científicos ligados a pensamentos antigos sobre a origem da vida na Terra.

O presente trabalho buscou fazer uma revisão sobre o surgimento dos pensamentos evolucionistas por meio da história e responder a seguinte pergunta: Como se deu o processo de construção do conceito de evolução biológica?

Assim, o objetivo da pesquisa foi descrever a produção científica nos últimos cinco anos, que abordam pensadores e cientistas que contribuíram na construção do pensamento

evolutivo. Para tanto, foi necessário construir uma linha do tempo com as ideias evolucionistas, identificar e selecionar os artigos que abordam a temática neste determinado período e descrever um enfoque histórico dado pelos autores.

  1. DISCUSSÕES TEÓRICAS SOBRE O PENSAMENTO EVOLUTIVO

Vários nomes de pensadores e cientistas estão ligados à construção do pensamento evolutivo. Dentre os encontrados neste estudo, são ilustrados na (figura 1) os principais expoentes no assunto de maneira cronológica.

Figura 1: Linha do tempo do pensamento evolutivo[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (163.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com