TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Evolutivo: Raciocínio conhecimento e metodologia cientifica

Por:   •  26/1/2017  •  Dissertação  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 2

O Pensamento Evolutivo: Raciocínio conhecimento e metodologia cientifica

A base do pensamento humano começou a milhares de anos atrás, o homem com sua natureza de querer obter respostas para o desconhecido, começou a observar acontecimentos e dava explicações místicas a eles, apenas para acalmar a curiosidade de seus semelhantes, suas crenças foram se adaptando, e deixou de crer apenas com base no conhecimento empírico e começou a procurar formas de comprovar suas teses, foi quando surgiu a filosofia por volta do século VI e VII A.C com a intenção de obter respostas racionais sobre os acontecimentos que o homem ainda não conseguia compreender. O conhecimento racional aos poucos foi substituindo o conhecimento mítico, a filosofia evoluiu e se dividiu e até hoje continua a se subdividir.

O raciocínio logico é dividido em indutivo e dedutivo, o indutivo são raciocínios particulares que chegam a uma conclusão universal e o dedutivo a resposta está subentendida nas premissas que levam a tal conclusão e você chega a uma conclusão específica.

        O conhecimento de Senso Comum é um conhecimento passado e sem base cientifica, é um conhecimento que não explica as leis, mas muitas vezes está correto, pode ser o conhecimento que dá início a uma pesquisa cientifica.

         O conhecimento cientifico é o conhecimento que vai atrás do porquê do fato e responde de forma logica e cientifica, busca a exatidão e clareza para a compreensão mais simples possível, é um conhecimento verificável, que qualquer pessoa pode chegar a mesma conclusão, é aberto e pode ser alterado.

         A metodologia cientifica oferece direcionamento ao pesquisador. A resenha é um resumo sobre alguma obra, pode ser crítica ou descritiva. Projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa. A revisão bibliográfica é toda teoria já publicada por outros autores e que pode ser utilizada, o aluno pode fazer uma análise com essas obras. Na monografia é um estudo sobre determinado estudo, o aluno vai selecionar obras a partir da revisão bibliográfica, normalmente solicitado em conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação. A Dissertação é o relato de uma pesquisa, normalmente solicitada em cursos de mestrado. Tese é uma pesquisa inédita, normalmente solicitada em doutorado.

Referencias

https://www.youtube.com/watch?v=ekGbvQFOoVo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com