TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reação de Saponificação

Por:   •  15/11/2016  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Reação de Saponificação

A reação de saponificação, realizada no experimento, consistiu da hidrólise alcalina das moléculas lipídicas, isto é, o processo de quebra das ligações éster presentes nas moléculas de triacilglicerol do óleo de soja vegetal que usamos pra fazer neste experimento, na presença da solução  de NaOH em 10% em etanol, e mediante aquecimento (banho-maria), tendo como produtos sais de ácidos graxos e glicerol, conforme apresentado na equação química abaixo:

O líquido apresentou-se então duas fases distintas, representando o óleo e o NaOH. Após o aquecimento, por 5 minutos, obteve-se por completa areação de hidrólise alcalina com a produção do sabão e do glicerol, que juntos formaram no tubo um sistema monofásico, ou seja, um sistema homogêneo é aquele que possui a mesma propriedade em qualquer lugar que for analisado. Para conferir maior efetividade à reação, procedeu-se à agitação do tubo, com a presença de água destilada agitando-se para que o sabão se tornasse líquido, permitindo a colisão de um número maior de moléculas de reagentes, e, portanto, uma maior concentração de produtos finais.

Portanto em em águas duras, o sabão é ineficiente porque é retirado da água por precipitação. Na ausência de sais de cálcio, o sabão dissolvido forma miscelas que atuam na limpeza de gorduras. Em águas duras, o carboxilato solúvel em água é transformado em sal de cálcio, que é insolúvel.(1)

[pic 1](1)

__________________________________________________________________

Obs:Tem esse daqui fiquei em dúvida em qual usar acho que este esta mais certo

[pic 2]

 

Separação de ácidos graxos

A adição de HCl a uma solução aquosa de sabão provoca a precipitação do ácido graxo, que é pouco solúvel em água e, em solução aquosa, tende a formar dímeros através de fortes ligações de hidrogênio, e, portanto a divisão da mistura em duas fases, sendo a fase sólida composta pelo ácido graxo. A equação química abaixo representa a reação:

A separação dos ácidos graxos a partir de uma reação de dupla-troca entre o ácido clorídrico e um carboxilato formando um sal inorgânico e o ácido graxo.  Esta reação foi executada utilizando a solução que foi obtida na experiência anterior. Foi adicionado ao tubo A 1 ml de ácido clorídrico concentrado, gota a gota, ou Pipeta de Pastouer sob agitação. Após a agitação do tubo observou-se que a solução apresentava-se então duas fases, uma sólida flutuante, semelhante a nuvens e uma líquida. A fase sólida era formada por ácidos graxos.

[pic 3](1)

 

Sabao insolúvel

Reação Quimica

[pic 4](2)

[pic 5]

REFERÊNCIAS

  1. http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_lipidios/saponificacao.htm
  2. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA6YMAL/sabao

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (246.4 Kb)   docx (116 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com