TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem de Óleo Usado em Frituras

Por:   •  4/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO[pic 1]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

CLÁUDIA DA SILVA ALVES

RECICLAGEM DE ÓLEO USADO EM FRITURAS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO CASEIRO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ARTHUR OLIVEIRA DA SILVA, ANTÔNIO GONÇALVES, BAHIA.

Petrolina (PE) – Brasil

2018

CLÁUDIA DA SILVA ALVES[pic 2]

RECICLAGEM DE ÓLEO USADO EM FRITURAS ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO CASEIRO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL ARTHUR OLIVEIRA DA SILVA, ANTÔNIO GONÇALVES, BAHIA.

Projeto de pesquisa apresentado ao Prof. Dr. Tiago Ferreira da Silva Araújo como requisito parcial para aprovação na disciplina O Professor Pesquisador no Ensino de Química e Biologia do curso de Especialização em Ensino de Química e Biologia.

Orientador: Prof. Dr. Tiago Ferreira da Silva Araújo.

  Petrolina (PE) – Brasil

2018

RESUMO[pic 3]

O descarte de óleo residual constitui um problema atual que pode causar a impermeabilização do solo, a qual impede que a água circule livremente, entre outros danos. Porém, a reciclagem deste resíduo, é um método pouco utilizado. Uma alternativa viável para amenizar esta situação, é reutilizar o óleo na produção de sabão caseiro. Assim, este estudo visa à construção de um pensamento crítico, por parte dos alunos do ensino médio, sobre a importância do reaproveitamento dos resíduos de óleo de frituras para a preservação do meio ambiente. Será feito um levantamento dos dados através de uma entrevista com questionário estruturado acerca da atitude tomada pelos alunos, quanto ao descarte do óleo residual. Os resultados obtidos por este trabalho contribuirão para a construção da consciência ambiental nos alunos, que desenvolverão ações efetivas de preservação, o que permitirá um destino socioambiental ao óleo residual.

Palavras-chave: Reciclagem. Educação ambiental. Resíduos sólidos.

ABSTRACT [pic 4][pic 5]

Disposal of waste oil is a current problem that can cause waterproofing of the soil, which prevents water from flowing freely, among other damages. However, the recycling of this residue is a little used method. A viable alternative to alleviate this situation is to reuse the oil in the production of homemade soap. Thus, this study aims at the construction of a critical thinking on the part of high school students about the importance of the reuse of residues of frying oil for the preservation of the environment. A data survey will be done through an interview with structured questionnaire about the attitude taken by the students regarding the disposal of residual oil. The results obtained by this work will contribute to the construction of environmental awareness in the students, who will develop effective preservation actions, which will allow a socioenvironmental destination to the residual oil.

Keywords: Recycling. Environmental education. Solid waste.

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO

5

2 OBJETIVOS

6

2.1 OBJETIVO GERAL

6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

6

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7

3.1 ÓLEOS VEGETAIS

7

3.2 IMPACTOS DO ÓLEO NO ECOSSISTEMA

7

3.3 RECICLAGEM

3.4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL                                                                                                                                                    

8[pic 7]

4 METODOLOGIA

11

4.1 DELINEAMENTO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ESTUDO

11

4.2 AMOSTRA DO ESTUDO

11

4.3 ANÁLISE DOS DADOS

12

5 ORÇAMENTO

12

6 CRONOGRAMA

13

REFERENCIAS

14

1 INTRODUÇÃO

        Apesar de existir técnicas para reciclagem, segundo Alberici e Pontes (2004), o Brasil ainda não possui o hábito de reciclar, sendo que apenas 1,5% do lixo urbano sólido produzido é reutilizado. O descarte inadequado do óleo residual de frituras representa um grave problema para o meio ambiente, pois ao ser descartado, 1 litro de óleo em rios, pias, sanitários ou até mesmo no mar, pode contaminar e inutilizar 1 milhão de litros de água, volume equivalente utilizado por uma pessoa em 14 anos (FELIZARDO, 2003).

A produção anual do produto, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), citado pela assessória de imprensa Larissa Mundim (2007), gira em torno de 5,5 bilhões de litros/ano. Os danos causados são impermeabilização do solo, contaminação de rios, mananciais, lençóis freáticos, interferindo na manutenção do equilíbrio ecológico, o que pode provocar até a morte de diversas formas de vida.

A reciclagem para a produção de sabão caseiro é um dos meios viáveis de reutilização do óleo residual. Sua origem, e impacto estão atrelados à educação ambiental. O presente trabalho tem como principal objetivo sensibilizar os alunos através da educação ambiental, de forma a promover discussão sobre a temática, e contribuir com a preservação dos recursos naturais, o que é uma tarefa desafiadora, mas confiante de que todos prezam pela qualidade de vida sustentável. O óleo é uma substância imiscível, não se mistura com a água, o que permite a criação de barreiras quando é jogado em rios, as quais dificultam a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática (Revista Planeta Cidade, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (205.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com