TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome Respiratória Agua Grave

Por:   •  16/4/2020  •  Artigo  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Coronavírus, proveniente de uma família de agentes infecciosos com surgimento por volta da década de 60, causadores de doenças como a Síndrome Respiratória Agua Grave (SARS). Estudos indicam que em geral, esses vírus circulam apenas em animais como roedores e morcegos. Estes últimos aparentemente são um dos principais reservatórios do vírus.

A infecção dos humanos ocorre quando existe uma “aproximação” entre as espécies, e o vírus sofre mutações. A solução entretanto não está em exterminar esses animais, mas sim em respeitar o seu habitat, com o mínimo de intervenções possíveis.

No final de 2019 na China, foi descoberta a doença causada pelo novo coronavírus, batizada de Covid-19. Essas partículas infecciosas causam inflamações respiratórias, apresentando quadros leves, moderados ou graves. Apesar da maioria dos infectados apresentar quadros leves ou assintomáticos, algumas pessoas estão mais expostas à complicações e morte, como idosos (pessoas acima de 60 anos), portadores de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento contra o câncer ou com a imunidade comprometida. Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS), explica a necessidade da adoção de medidas de higiene e isolamento social.

Por se tratar de uma nova mutação de um vírus, não possuindo vacina ou medicação que cure, toda a população é suscetível à infecção. O controle epidemológico mais eficaz é nessa situação é o isolamento social, pois através dele, há redução importante na velocidade de propagação da doença e, também, com menos pacientes graves ao mesmo tempo, possibilitando que o sistema de saúde consiga lidar com a chegada de novos casos. Trata-se do tão falado método de ‘achatar’ a curva de contágio do vírus através da restrição social, permitindo que os já doentes tenham tempo de sarar antes de contaminar os outros - e garantir leitos para todos.

Hoje, quase quatro meses empós o aparecimento do primeiro caso, o Covid-19 já infectou mais de 1,5 milhão de pessoas, levando a óbito 88,7 mil no mundo todo. Após China, Itália, Espanha e Estados Unidos, o Brasil tem uma curva de crescimento de infecções crescendo exponencialmente. Como forma de impedir a repetição do que ocorre nesses outros países, o governo federal, estados e municípios têm adotado estratégias de isolamento para impedir a sobrecarga do sistema de saúde brasileiro. Porém essas medidas afetam diretamente os empregos da população, e por consequência, a economia.

Este trabalho focará nas medidas relacionadas às relações de trabalho e suas consequências para todas as partes envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com