TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tabela e Propriedade Periódica  Série/Ano: 9°

Por:   •  25/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Tema da aula: Tabela e Propriedade Periódica

 Série/Ano: 9°    Data: 25 / 06/ 2019

Duração das atividades: 2 aulas com duração de 50 minutos cada

INTRODUÇÃO 

A Tabela Periódica é um instrumento importante para o ensino de Ciências, já que seu estudo e compreensão, são considerados como essenciais para aprender vários conceitos relacionados à Química. De modo geral, nas escolas, o conteúdo da Tabela Periódica traz a relação entre as propriedades dos elementos químicos e sua organização atual em forma de quadro.

Muitos cientistas das mais diferentes épocas e dos mais diversos países, tentaram estabelecer uma relação entre os elementos químicos que pudesse dar conta de uma organização que atendesse aos anseios da comunidade científica.

Em 1829, Dobereiner reuniu os elementos semelhantes em um grupo de três. Cada grupo recebeu o nome de Tríade. A massa atômica de um elemento era aproximadamente a média aritmética das massas atômicas de dois ou outros elementos.

Em 1863, Chancourtois organizou os elementos numa espiral traçada nas paredes de um cilindro, em ordem crescente de massa atômica. Essa classificação recebeu o nome de parafuso telúrico.

Em 1864, Newlands organizou os elementos em colunas verticais de sete elementos, em ordem crescente de massa atômica, observando que de sete em sete elementos havia repetição das propriedades, fato que recebeu o nome de Lei de Oitavas

Por fim, em 1869, Mendeleev apresentou uma classificação, que é a base da classificação periódica moderna, colocando os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas, distribuindo em oito faixas horizontais e doze colunas verticais. Ele verificou que as prioridades variam periodicamente a medida que aumentava a massa atômica.

A estruturação da tabela periódica os elementos são colocados em faixas horizontais períodos e faixas verticais famílias. Os chamados Períodos são as linhas horizontais numeradas, que possuem elementos que apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas, totalizando sete períodos. E as Famílias ou Grupos são as colunas verticais, onde os elementos possuem o mesmo número de elétrons na camada mais externa, ou seja, na valência. Em um grupo, os elementos têm prioridades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes.

 Na tabela os sete períodos. os grupos são numerados de 0 a 8. Com exceção dos grupos 0 e 8, cada grupo está subdividido em dois subgrupos, A e B. o grupo 8 é chamado de 8 B e é constituído por três faixas verticais

OBJETIVOS

  • Apresentar a história da tabela periódica;
  • Classificar os Elementos Químicos;
  • Identificar a organização da tabela periódica (famílias e períodos).

DESENVOLVIMENTO 

Aula 1

Espera-se que os alunos tenham visto na aula anterior sobre estruturas atômicas (carga elétrica das partículas, eletrosfera de um átomo e camada de valência)

O conteúdo será introduzido com os seguintes questionamentos:

1. Vocês conhecem algum elemento químico? Qual(is)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com