TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A correlação e análise dos princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna

Ensaio: A correlação e análise dos princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Ensaio  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  328 Visualizações

Com base nas leituras realizadas, responda às questões a seguir:

1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.

Resposta:

Os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna são: o princípio do respeito às pessoas, o princípio da beneficência e o princípio da justiça.

• Princípio do respeito às pessoas: Este princípio diz que devemos tratar as pessoas sempre como agentes autônomos, e que também devem ser tutelados os direitos das pessoas cuja autonomia está diminuída ou comprometida.

• Princípio da beneficência: Este princípio assegura a obrigação de buscar ao máximo o benefício para os outros, evitando assim, fazer o mal.

• Princípio da justiça: Este princípio diz respeito à igualdade de todos os cidadãos, para o recebimento de bens e benefícios, ou seja, garante o a igualdade de direito entre as pessoas.

2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.

Resposta:

A bioética envolve o ser humano, que é o ser mais complexo que existe, ela se depara com várias fronteiras que devem ser consideradas, com o propósito de que possa haver a interdisciplinaridade, que é a integração entre disciplinas diferentes por conta de um único objetivo, que é o homem. A ligação entre a bioética e a interdisciplinaridade possibilita o diálogo de diferentes áreas do conhecimento, possibilitando um debate justo referente às questões éticas, legais e sociais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com