TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A idade aproximada na observação dos dentes

Artigo: A idade aproximada na observação dos dentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

FACULDADE INTEGRADA DO TAPAJÓS

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGIAS E DA SAÚDE

MEDICINA VETERINÁRIA

Nayana Alves

DENTIÇÃO EQUINA

A idade aproximada na observação dos dentes

Este trabalho foi elaborado para fim de avaliação da disciplina Anatomia II, ministrada pelo Profº. Dr. Clemerson Mendes.

Santarém-PA, agosto de 2013.

DENTIÇÃO EQUINA

1.1 - A IDADE APROXIMADA NA OBSERVAÇÃO DOS DENTES

A idade de um cavalo tem evidentemente uma grande importância quando se trata de avaliar suas possibilidades. Ele pode viver até 30 ou 35 anos. Mas raramente consegue conservar todas as suas faculdades depois de passar dos quatorze ou dezesseis anos. Se a data do seu nascimento não estiver disponível, é possível se saber a sua idade pela sua aparência, (um potro tem as pernas compridas, testa abaulada, ausência de cernelha, crina curta; um cavalo velho, que tenha pelo menos dos 10 ou 12 anos, apresenta pêlos brancos nas têmporas e nas arcadas superciliares, lábio inferior pendente, maxilares de bordo aguçados). E mais precisamente pela “gastura” de seus dentes, ou seja, se observarmos as alterações em sua dentadura ou, mais exatamente, o estado dos incisivos.

O cavalo nasce sem dentes, o que chamamos de uma adaptação da natureza, pois no dia em que a égua dá cria, o úbere e as tetas estão inchados e doloridos, dessa forma jamais a égua suportaria a pressão dos dentes (BAKER, 2005).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com