TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE OGM, TERAPIA GENÉTICA

Trabalho acadêmico: APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE OGM, TERAPIA GENÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.623 Palavras (23 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO GENÉTICA. 2

2.1 DNA RECOMBINANTE 2

2.2 DNA COMPLEMENTAR 3

2.3 PCR (REAÇÃO EM CADEIA POLIMERASE) 4

2.4 BOMBARDEAMENTO DE PARTÍCULAS. 5

3 APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DOS OGMs, TERAPIA GENÉTICA.....................6

4 TRANSGÊNICOS....................................................................................................7

4.1 PRINCIPAIS E MAIS IMPORTANTES CULTURAS TRANSGÊNICAS......................................................................................................11

5 ANIMAIS TRANSGÊNICOS..................................................................................12

5.1 ADIÇÂO GÊNICA..........................................................................12

5.2 MICROINJEÇÃO PRO-NUCLEAR................................................14

5.3 MODIFICAÇÃO GENÉTICA DIRIGIDA.........................................15

6 VANTAGENS E DESVANTAGENS.................................................................................................16

7 AS MONSTRUOSAS VACAS TRANSGÊNICAS...................................................20

8 TRADIÇÃO E MODERNIDADE..............................................................................22

9 O SALMÃO PODE SER O PRIMEIRO ANIMAL TRANSGÊNICO À SER LIBERADO PARA O CONSUMO HUMANO....................................................................................................................23

10 FATOS E ACONTECIMENTOS...........................................................................24

11 UMA VISÃO AMBIENTALISTA............................................................................26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................28

CD-ROM.....................................................................................................................30

1 INTRODUÇÃO

Organismos que são geneticamente modificados (OGMs) são organismos que passaram por qualquer tipo de forma de manipulação de modo que favoreça certa característica desejada.

Normalmente quando se fala desses organismos, refere-se aos organismos denominados transgênicos, porem, estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgênico é um organismo modificado geneticamente, mas um organismo modificado não precisa ser obrigatoriamente um transgênico.

Um OGM é um organismo cujo seu material genético foi modificado geneticamente, um transgênico é um organismo que possui um ou mais genes de outro organismo em seu próprio material genético. Resumindo, um organismo que foi modificado só pode ser considerado transgênico se o material genético de outro ser vivo for introduzido no seu próprio material genético.

Para esses tipos de procedimento de alteração que não ocorreria de forma natural é usada varias técnicas de engenharia genética. A tecnologia atual permite que genes sejam transferidos de um organismo para outro. São métodos conhecidos por criar principalmente plantas para cultivo, alimentos, e até mesmo animais, que são alterados em sua genética para proporcionar maior bem á indústrias capitalistas.

Para entender melhor como funciona a técnica e os efeitos dessas experiências em animais, veremos as técnicas de cultivo dos alimentos transgênicos, que também podem ser usados para testes em seres vivos e os efeitos que causam tanto em animais como nos seres humanos.

2 TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO GENÉTICA

Através da engenharia genética, o homem aprendeu a manipular genes de muitos organismos, permitindo eles á fazer transferência e isolação de genes responsáveis por produção de diferentes tipos de substancias para outros seres vivos que não produzam tais substancia. Diferentes técnicas podem ser usadas para fazer esses tipos de recombinações genéticas. Aqui são listadas algumas delas:

2.1 DNA RECOMBINANTE

Esta é uma técnica recombinante que permite unir em uma única molécula de DNA genes de organismos diferentes, ou seja, ela permite que seja retirado genes de certa espécie e introduzidos em um micro-organismo, que futuramente se multiplicara e produzira inúmeras copias desse gene, produzindo assim o produto ou substancia desse gene. Um exemplo seria a introdução de um gene humano em uma bactéria, para que elas produzam assim um determinado tipo de proteína.

Este processo se baseia em dois tipos de enzimas, as de restrição e a enzima DNA ligase. É usada uma enzima de restrição, esta, que possui capacidade de selecionar zonas especificas da molécula de DNA e cortar sua sequencia de nucleotídeos, obtendo-se assim o gene de interesse de uma espécie. Este gene é colocado em um vetor, ou seja, um tipo de molécula capaz de transportar um fragmento de DNA de um organismo para outro, para esse fragmente ser introduzido ao vetor, é preciso que a enzima de restrição atuante sobre o DNA atue também sobre este vetor, criando uma sequencia nucleotídica complementar. Através da enzima DNA ligase, os dois segmentos de DN são ligados, criando assim uma nova e estável molécula, ou seja, o DNA recombinante. Com esta nova molécula criada, introduz-se o vetor em um organismo receptor, este que vai conter o gene de interesse e a substancia formada por esse gene.

2.2 DNA COMPLEMENTAR

Esta técnica consiste em facilitar a produção de proteínas de seres eucariontes em microrganismos. Os microrganismos não possuem mecanismos de maturação de RNA, sendo assim, quando são introduzidos genes de espécies eucariontes nesses tipos de organismos, estes vão fazer uma transcrição de forma interrupta, lendo tanto os intrões (zonas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com