TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DOENÇAS QUE VOLTARAM A PERTURBAR OS BRASILEIROS

Por:   •  9/12/2020  •  Resenha  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

          DOENÇAS QUE VOLTARAM A PERTURBAR OS BRASILEIROS

                                             Emilly Amaral Viana

RESUMO: Doenças é um conjunto de sinais específicos que afeta um ser vivo, alterando seu estado normal, podendo ser contagiosa ou não. No Brasil, patologias consideradas erradicadas voltaram a aparecer desde 2018, a exemplo disso temos o sarampo que retornou ao país afetando mais de 10 mil pessoas, especialmente na região Norte. No decorrer estará sendo abordado as mudanças climáticas no planeta, sendo elas de ordem natural e por interferência do ser humano ao meio ambiente. A justificativa para a escolha do tema foi devido à grande falta de informações e discussões que a sociedade não busca obter a respeito desse tipo de enfermidade; os principais objetivos que serão apresentados são: os danos que essas patologias causam nos seres humanos, o que deve ser feito para diminuir a quantidade de casos, como ela tem voltado e afetado os cidadãos. O texto em sua explanação haverá possíveis caminhos para solução desta doença e também, apresentará seu contexto histórico de décadas passadas aos tempos atuais.

PALAVRAS-CHAVE: Vírus. Retorno. Pátria. Danos. Soluções.

  1. INTRODUÇÃO

“Doenças erradicadas no Brasil: reaparecimento e modo de combatê-las”  

 O tema em questão será problematizado no intuito de alertar e conscientizar a população dos agravos que uma doença contagiosa pode causar em determinadas regiões, além disso, estará discutindo o papel da sociedade em relação a este assunto e o que a mesma tem feito para ajudar na diminuição de casos. Abordará o histórico e o modo como chegaram ao território nacional certas doenças que foram erradicadas de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Certamente, a opção para a discussão deste tema é de extrema importância, devido às grandes mudanças climáticas interferidas por ações antrópicas ao meio ambiente, que tem levado a proliferação de agentes patológicos em áreas que antes já haviam sido exterminados tais agentes. E até mesmo por ações naturais, pois, o planeta está em constante transformação, já passou por inúmeros processos de glaciação e vulcanismos que modificaram toda temperatura do globo, causando prejuízos e novas adaptações para as espécies ali presentes; quem nos garante que não estamos passando por um processo parecido com este? A mãe natureza está sempre se renovando, nós é quem somos os intrusos em seu espaço natural.

         O ensaio foi baseado em conteúdos antigos que retornaram com força nos dois últimos anos, assustando de fato os brasileiros, que além do medo, ainda contesta as campanhas de vacinação se elas realmente servem para imunizar ou prejudicar sua saúde. Os tópicos em parágrafos que estarão sendo discutidos tais quesitos acima, será sinalizado e enumerado para melhor entendimento. Ao produzir este ensaio, pretendo fazer questionamentos e reflexões da atual situação em que se encontra o Brasil e o que podemos fazer em determinados casos para melhorar estas ocorrências e também, alertar a sociedade do quão perigoso estas doenças são e o seu modo de propagação e contágio.

  1. Doenças Epidêmicas e seu histórico no Brasil;
  2. Principais causas para o retorno de doenças erradicadas;
  3. Regiões do Brasil com maiores índices de surto;
  4. Posição do Estado e da sociedade a respeito do tema;
  5. Possíveis medidas profiláticas.

Ao dialogarmos acerca de uma temática tão vasta e ampla, é preciso ter uma diversidade de informações precisas e seguras, sendo assim, a oportunidade de tratá-las neste contexto é de suma relevância.

  1. Doenças Epidêmicas e seu histórico no Brasil;

         Epidemia é o aglomerado de certos casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. Tem sua origem no grego clássico: epi (sobre) + demos (povo). O histórico de epidemias no Brasil surge com a chegada dos portugueses, tendo como primeira epidemia a varíola, relatada em 1563, que afetou principalmente os indígenas por nunca terem contato com a doença e não terem um sistema imunológico forte o suficiente para este vírus. Durante séculos não se tinha informações suficiente da doença, o meio de controla-la era isolar os enfermos e descartar seus objetos pessoais; por ser uma doença viral, a varíola traz consigo sintomas de uma gripe comum, evoluindo para protuberâncias na epiderme, podendo levar a vítima a óbito. De acordo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença só foi erradicada em 1980.

 A tuberculose, altamente contagiosa, teve seu primeiro relato foi em 1549, ela deixou um 1 bilhão de mortos entre 1850-1950, outra que merece destaque é a peste negra ou bubônica, conhecida também como doença do rato a qual dizimou milhares de pessoas tanto no continente europeu quanto em nosso país, não somente, a febre amarela não fica por fora, foi introduzida ao Brasil com a chegada dos navios negreiros e por volta do ano de 1849 se espalhou no litoral brasileiro. E mais, a dengue que só foi descoberta em 1986 nas regiões Sudeste e Nordeste, dando origem com o seu mosquito transmissor o Aedes aegypti a epidemia do ano de 2014, o Zika vírus, que adentrou no país devido a estrangeiros que vieram ver a Copa do Mundo e não se imunizaram e contraíram o vírus, transmitindo-o para a sociedade local.

  1. Principais causas para o retorno de doenças erradicadas;

O Brasil por ser um país com grande diversidade de bio ecossistemas possui variedades entre clima, fauna e flora dentre as cinco regiões do país. Sabemos que esta biodiversidade colabora para a volta de doenças que há anos já haviam sido erradicadas. Vivemos em um território tropical e também carente de investimento em áreas precárias e até mesmo urbanas, locais estes onde pessoas de baixa renda vivem, e mais, aonde o saneamento básico em certas localidades é inexistente, contribuindo para que os hospedeiros se tornem propícios para vírus e bactérias procriarem. Enfatizando, o processo que ocorre naturalmente no meio ambiente, que de alguma forma contribui para a mudança climática, deixando a desejar a volta de várias patologias, sendo elas altamente contagiosas ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com