TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DO CURANDEIRISMO NA COMUNIDADE DE JACARÉ XINGU

Por:   •  11/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

[pic 1]

AS PRÁTICAS DO CURANDEIRISMO NA COMUNIDADE DE JACARÉ XINGU

Trabalho apresentado ao Curso Multidisciplinar em Educação do Campo para obtenção de nota parcial na Disciplina de Metodologia  Científica ministrada e orientada pelo prof. Dr. José Valdinei

   

                                        Agosto – Novembro 2014


As práticas do Curandeirismo na Comunidade de Jacaré Xingu

RESUMO

Este trabalho tem como intenção principal mostrar como e desde quando se dá as práticas do curandeirismo na comunidade de Jacaré Xingu, quais seus principais seguidores, quais as técnicas utilizadas pelos pais-de-santo (curadores), como eles aplicam técnicas de automedicação, como adquiriram tais práticas e técnicas, seus avanços e falhas, se existirem; repercussão dos efeitos, como é a relação dos curandeiros com a comunidade, como desenvolveram essas práticas, e quando se sentem incapaz de representarem como realizam uma possível substituição se existe, no caso, sendo esta realizada através de uma pesquisa de classificação história oral da comunidade.

  1. INTRODUÇÃO:

A comunidade de Jacaré Xingu fica localizada na zona rural, da área ribeirinha do distrito de Curuçambaba, neste município de Cametá, circunscrita a um raio de 500m a partir do ponto geodésico definido como latitude (S) 02º07’48,7’’ e longitude(W) 49º20’52,3’’. Esta comunidade foi escolhida pelo pesquisador em função do mesmo residir na referida comunidade, fator relevante na contribuição da pesquisa.

A presente pesquisa tem como objeto a História Oral de uma Comunidade Rural que visa realizar uma caracterização imediata e sociohistórica, e tem como método a metodologia da história oral.

Tendo em vista que se trata de uma comunidade tradicional que carrega em sua bagagem cultural influências das mais variadas origens étnica, Jacaré Xingu, não deixa de expressar em sua dinâmica cultural diversas práticas de resolver seus problemas, sejam eles saúde física, mental e espiritual; conflitos das mais diferentes causas e circunstâncias, neste trabalho vamos apresentar alguns resultados oriundos de uma pesquisa que busca informar sobre as práticas do curandeirismo na comunidade de nome acima citado, representando o contingente que ainda se classifica como adeptos dessas práticas quais as principais causas ou circunstancias que os fazem procurar pelos praticantes.

Esta pesquisa tem como um dos seus objetivos criar vínculo entre o povo e a universidade, levar para a comunidade o conhecimento científico em forma sistemática na perspectiva de extensão, levantar dados significativos no âmbito acadêmico para fins de construção de ensino e conhecimento. Construir o conhecimento através dos saberes do povo, resgatar culturas quase em desuso, valorizar saberes locais, redesenhar as práticas de relações humanas.

A julgar de grande importância tanto para conhecimento científico sistematizado, como, para recolhimento de saberes locais que devem servir como subsídios pedagógicos e teóricos, e acima de tudo carrega uma importância relevante no que cerne ao curso de Educação do Campo e à Academia de modo geral.

Desde os tempos mais remotos, as plantas sempre estiveram presentes na vida do homem. A utilização dos vegetais com fins terapêuticos é anterior ao desenvolvimento da ciência. Cada povo possui sua própria listagem de ervas medicinais, geralmente plantas comuns no território em que habitam, cujas aplicações são transmitidas através de gerações. Nas tribos indígenas, por exemplo, o pajé, uma das maiores autoridades depois do cacique, nada mais é que um profundo conhecedor dos segredos do mundo vegetal, um curandeiro naturalista.

  1. MEMORIAL DESCRITIVO DA PESQUISA

Para a referida pesquisa, classificada como pesquisa de campo socioeducacional, foi utilizado método com observação direta extensiva com formulário, materiais para anotações, entrevistas e conversas paralelas ao tema da pesquisa. Contudo a mesma tinha como objeto um ensaio etnográfico a respeito de saberes locais sobre as práticas do curandeirismo. Durante o processo da pesquisa, vários caminhos foram percorridos, primeiro, foi articulado um itinerário com as residências dos curandeiros em busca dos mesmos, seguido do cronograma de atividades que consistiu na primeira visita com intuito de agendar a próxima visita, uma vez que os mesmos, dentro de suas peculiaridades particulares apresentam comportamentos diferentes no que cerne a visitas, de certa forma bem discretos, dirigi-se aos mesmos com a permissão de coleta de informações. Depois, foi organizado outro roteiro com a localização dos seguidores e adeptos das práticas do curandeirismo, e também com aqueles que não seguem mais essas atividades; e outro com um grupo, digamos assim, mais neutro.

  1. CARACTERIZAÇÃO IMEDIATA DA COMUNIDADE

Jacaré Xingu, segundo:

 Decreto Federal Nº6.040 de 7 de fevereiro de 2000 que dispõe Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

 é uma Comunidade Tradicional ribeirinha, que além do disposto no decreto, está vinculada a um contexto histórico que vem desde sua relação com portugueses que habitaram-na desde séculos atrás até por volta dos 90, que além de deixarem herdeiros pessoais, deixaram também uma série de saberes trazidos e  construídos no decorrer de sua trajetória na comunidade. Visto que estes além de preservarem suas culturas europeias, fizeram questão de socializá-las, tanto que prevalecem até os dias de hoje na memória do povo local, até saberes que foram repassados de geração para geração que aqui habitaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (294.9 Kb)   docx (125.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com