TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO IDOSO SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À PREVENÇÃO DE ACIDENTE

Ensaios: ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO IDOSO SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À PREVENÇÃO DE ACIDENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 4

ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO IDOSO SOB O OLHAR DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO À PREVENÇÃO DE ACIDENTE

Anne Gabrielle de Paiva Silva*

Juliana Sousa do Nascimento*

Mariana Barbosa Ferreira*

Raquel Alves Carvalho*

________________________________________

Resumo

Este estudo pretende abordar sobre um evento frequente e limitante que o risco de queda na terceira idade, sendo considerado um marcador de fragilidade, morte, institucionalização e de declínio na saúde de idosos. O risco de cair aumenta significativamente com o avançar da idade, o que coloca esta síndrome geriátrica como um dos grandes problemas de saúde pública devido ao aumento expressivo do número de idosos na população e à sua maior longevidade, competindo por recursos já escassos e aumentando a demanda por cuidados de longa duração. Embora a maioria das quedas sofridas por idosos não resulte em lesão, entre 5 a 10% das pessoas idosas que caem sofrem lesões grave. A fratura mais comum que ocorre devido às quedas é a fratura do quadril, a qual resulta da osteoporose e da situação que provocou a queda.

Palavras-chave: Terceira Idade. Saúde. Saúde do Idoso.

1. Introdução

Além de um problema, a instabilidade postural é um grande desafio para a medicina. Tem como principal conseqüência a elevada incidência de quedas e outros traumas, com suas repercussões, levando a grandes limitações para a vida e o bem-estar. Além das limitações advindas das repercussões das quedas, a dificuldade para lidar com a insegurança e o medo de cair leva à reclusão e limitação para as atividades habituais e devem ser abordadas minuciosamente. Devemos lembrar sempre que as quedas resultantes de alterações da marcha são passíveis de correção por tratamentos fisioterápicos.

A elevada incidência de quedas em idosos é um dos indicadores desta tendência observada na velhice. Deve ser encarada como um dos mais importantes sintomas em geriatria, já que dados epidemiológicos apontam expressivo aumento da mortalidade em idosos que caem com frequência, mesmo se excluindo os óbitos causados pelo trauma. Tendo em vista a frequência do aparecimento e a complexidade de etiologias envolvidas, é um grande desafio a identificação e o tratamento que muitas vezes são negligenciados.

2. Riscos ocupacionais biológicos

Toda exposição no ambiente de trabalho a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes que em contato com o homem podem provocar doenças são considerados risco ocupacional biológico. Mordidas e ataque por animais peçonhentos, animais domésticos (como cães, gatos) ou selvagens também são considerados acidente de trabalho.

Os resíduos de locais como laboratórios, hospitais, farmácias, postos de saúde, consultórios odontológicos, estes podendo estar até misturados aos resíduos domiciliares, entre outros, favorecem esse tipo de contato com os microorganismos patogênicos, observa-se então a necessidade de um curso preparatório e de equipamentos de proteção individual para os garis.

A exposição ocupacional a agentes biológicos causa infecções agudas ou crônicas, parasitoses, reações alérgicas e tóxicas.

De uma forma geral, a transmissão dos agentes biológicos ocorre por contato direto ou indireto, transmissão por vetor biológico ou mecânico, e pelo ar, ou seja, basta uma porta de entrada para iniciar um processo infeccioso. Materiais perfuro cortantes, como vidro, latas, plantas com espinhos, pregos, espetos e até mesmo agulhas de seringas ocasionam lesões muitas vezes irreversíveis, portanto a atuação da enfermagem imunizando esses profissionais com vacinas, como exemplo, antitetânica, é significante para manutenção da saúde dos mesmos. Geralmente os materiais utilizados e se utilizados oferecem pouca proteção ao trabalhador, acabam por provocar lesões, mais comuns nos membros inferiores e superiores, as quais geram portas de entrada para os microorganismos presentes no lixo.

3. Alterações de marcha e equilíbrio

A manutenção da postura e a marcha demandam um grande esforço dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com