TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Assistência De Enfermagem

Exames: ATPS - Assistência De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  4.647 Palavras (19 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 19

ATPS 3ª ETAPA SAÚDE DO ADULTO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

CAMPINAS

JUNHO 2014

Sumário

Sistema Endócrino.............................................................................................. 03

Sistema Nervoso .................................................................................................07

Doenças Sexualmente Transmissíveis................................................................ 09

Assistência de Enfermagem em Oncologia........................................................ 14

Sistema Hematológico........................................................................................ 18

Bibliografia......................................................................................................... 21

Sistema Endócrino

Sistema endócrino é conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.

As glândulas endócrinas secretam substâncias que provocam no organismo funções biológicas de alta importância: os hormônios. Assim as glândulas são responsáveis pelo: crescimento, funcionamento, regulação, atuando inclusive no comportamento dos indivíduos.

As principais glândulas são:

Hipotálamo

Localiza-se na base do encéfalo sob uma região encefálica denominada tálamo. Toda secreção da hipófise é controlado pelo Hipotálamo. A hipófise posterior recebe sinais nervosos diretos de núcleos Hipotalâmicos.

Hipotálamo recebe sinais de quase todo sistema nervoso. É o centro coletor de informações do bem-estar interno do corpo. Recebe sinais de dor, excitação, depressão, estímulos olfatórios, concentração de água, nutrientes e outros hormônios.

Hipófise ou Glândula Pintuitária

A Hipófise é dividida em três partes:

Lobo Anterior: Hormônios Tireotróficos (TSH): atua no crescimento, promovendo o alongamento do osso e estimula a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular.

Hormônios Adrenocorticotróficos (ACTH): estimula a glândula tireoide.

Hormônios Folículo Estimulantes (FSH): maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozoides.

Adenohipófise / Hormônio do crescimento ou somatrófico (GH/SH): promove o crescimento das cartilagens e dos ossos e influencia o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios. Sua deficiência na infância provoca nanismo, o excesso na infância provoca gigantismo e no adulto provoca acromegalia.

Hormônio Luteinizante (LH): estimula as células intersticiais do ovário e dos testículos, provoca a ovulação e formação do corpo amarelo.

Hormônio Lactogênico (LTH) ou Prolactina: interfere no desenvolvimento das mamas, e na mulher na produção de leite.

Lobo Posterior: Não produz hormônios, apenas armazena e secreta os hormônios produzidos pelo hipotálamo. São eles: Oxitocina (age particularmente na musculatura lisa da parede do útero). Antidiurético ADH ou Vasopressina (equilíbrio hídrico do organismo).

Intermédio

Glândula Tireoide

Localizada no pescoço, logo abaixo das cartilagens da glote. Tireoide é regulada pelo hormônio tireotrófico da adeno-hipófise. Os principais hormônios secretados são: Triiodotironina (T3), Tiroxina (T4), Calcitonina que estimulam o metabolismo energético e aumentam a taxa de respiração celular.

Glândulas Paratireoides

Localizada duas de cada lado, atrás da glândula tireoide, produz um hormônio Paratormônio que é responsável pelo aumento do nível de cálcio no sangue, retira cálcio dos ossos, aumentando o nível deste íon na corrente sanguínea. O paratormônio e a calcitonina realizam o controle dos níveis normais de cálcio no organismo.

Glândulas Suprarrenais ou Adrenais

São duas glândulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes – medula e córtex – secretoras de hormônios diferentes. Hormônios produzidos pela medula adrenal: A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormônios são importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo diante das condições de emergência, tais como emoções fortes, stress, choque entre outros; preparam o organismo para fuga ou luta.

• Ilhotas de Langerhans (Pâncreas)

Pelo menos quatro peptídeos com atividade hormonal são secretadas pelas ilhotas de langerhans do pâncreas. Dois desses hormônios, a insulina e o glucagon, têm importantes funções na regulação do metabolismo intermediário dos carboidratos, proteínas e gorduras.

Gônadas (glândulas sexuais)

Ovários: localizados o interior da cavidade pélvica. Hormônios produzidos: Estrógeno e Progesterona sofrem influência dos hormônios FSH e LH pela adenohipófise.

Testículos: localizados no interior da bolsa escrotal, sofre influência dos hormônios FSH e LH produzindo adenohipófise.

• Tri-iodotironina (T3)e Tiroxina (T4)

A produção insuficiente de hormônios pela tiroide causa hipotireoidismo. O excesso desses hormônios causa o hipertiroidismo. Sintomas: hiperatividade (calor, sudorese), perda de peso, nervosismo, exoftalmia (olhos arregalados para fora das órbitas), bócio.

Hipotireoidismo na infância: Cretinismo – quadro que se caracteriza pelo comprometimento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com