TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Enfermagem

Trabalho Escolar: Atps Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Filariose

Filaríose também conhecida como elefantíase é uma doença infecciosa, causada por um parasita de nome científico Wuchereria bancrofti. O parasita bloqueia os vasos linfáticos afetando a circulação do indivíduo. O membro infectado fica extremamente inchado, as pernas, por exemplo, quando são afetadas são comparadas com as patas de um elefante.

A Filariose ocorre através da picada de um mosquito infectado, que transmite as larvas do parasita para o ser humano. Indivíduos de todas as idades podem ser infectados.

Sintomas da Filariose

Febre elevada, dor de cabeça, urticária, intolerância a luz, dores musculares, zonas do corpo afetado extremamente dilatadas, tecido afetado áspero e grosso, ulcerações, inflamação dos vasos linfáticos, mal-estar e gordura na urina.

Formas de Filariose

Filariose das Pernas: A infecção tem início no dorso do pé e chega até ao joelho. A pele tem aspecto espessado, com ulcerações e inchaços que lembram a pata de um elefante.

Filariose do testículo e do Pênis: É uma forma comum de filariose, que se caracteriza pelo aumento exagerado desses órgãos.

Filariose dos Braços, Mamas ou Vulva: A infecção desses órgãos é rara, porém quando acontecem desenvolvem características semelhantes a da filariose das pernas.

Prevençao

A prevenção da filariose deve ser feita através de medidas higiênicas e combate aos mosquitos transmissores da doença. Algumas formas de prevenção são:

Uso de mosquiteiros ou cortinas com inseticidas, que evitam o contado do mosquito com o homem.

Borrifação de inseticidas em domicílio.

Extermínio das larvas com agentes químicos.

Uso de roupas que cubram a maior parte de pele possível, quando se encontrar em áreas de risco.

Uso de repelentes.

Evitar água parada.

Informar a comunidade sobre o risco da doença.

Filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença infecciosa que afeta o sistema linfático, bloqueando a circulação. O agente transmissor é um mosquito, que deve ser eliminado com as medidas preventivas acima citadas.

Tratamento

tratamento para filariose é direcionado para a prevenir a evolução e corrigir as alterações causadas pela doença através de métodos medicamentosos .

Os medicamentos utilizados em indivíduos com filariose são denominados Dietilcarbamazina e Ivermectina. O tratamento com dietilcarbamazina é feito durante 12 dias, porém em alguns indivíduos este medicamento não demonstra eficácia sobre os parasitas adultos, nesses casos é necessário uma intervenção cirúrgica para a retirada dos parasitas e o tratamento medicamentoso pode ser repetido.

É administrado somente uma dose de Ivermectina ao ano, o tempo exato do tratamento é indefinido porém estima-se que este medicamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com