TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO AMBIENTAL

Artigo: ATPS GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1

Ler os artigos, depois discutir com a equipe o resultado do seu estudo, cujo conteúdo foque seu nível de compreensão sobre o assunto.

1º Acabar com a Fome e a Miséria.

Podemos ajudar a acabar com a fome e a miséria, incentivando as pessoas da nossa sociedade a fazerem uma pequena horta em sua casa, produzindo seus alimentos. Conversando com pessoas que possuem empresas alimentícias a doarem seus alimentos que eles possam estar descartando, assim os alimentos em bom estado podem ser levados a pessoas que realmente precisam, e os que não podem mais serem ingeridos, possam ser utilizados nas hortas. Podemos também fazer um evento, ou também apoiar e divulgar eventos que a entrada sejam alimentos, assim mais alimentos serão destinadas a essas pessoas que vivem na fome e miséria.

2º Educação Básica de Qualidade para Todos.

Incentivar alunos que frequentam as escolas, assim eles não irão no futuro desistir de estudar. As escolas podem criar gincanas educativas em que o aluno brinca e ao mesmo tempo aprende. Podemos incentivar as escolas a criarem em suas bibliotecas ambientes que agradem o aluno, assim esses alunos que gostarem desse ambiente irão gostar de passar seu tempo lendo e estudando nesse espaço.

3º Igualdade Entre Sexos e Valorização da Mulher.

Podemos primeiramente respeitar as mulheres dentro de nossa própria casa, respeitando e amando sempre elas. Podemos sempre incentiva-las a buscar um futuro em que ela possa buscar seus sonhos, seja na Faculdade, no trabalho ou na casa. E Denunciar Abusos e Agressões as Mulheres, para acabar definitivamente com esse mal.

4º Reduzir a Mortalidade Infantil.

Pesquisa do IBGE aponta queda na mortalidade infantil no Brasil em 2012

Caiu de 16,1 por mil nascidos vivos em 2011, para 15,7 para mil nascidos. Melhorou devido ha condições sanitárias como o saneamento básico, outros fatores são o aumento da escolaridade feminina, aumento de renda e melhorias como qualidade do atendimento do pré natal. (Fonte Terra)

Incentivar as famílias a se conscientizar se sobre a importância do pré natal, e vacinações do bebe.

Incentivar campanhas de conscientização e prevenção no combate a AIDS. Nas escolas desde cedo deve se ensinar sobre a higiene pessoal, também sobre o risco da gravidez precoce e doenças como o HIV e DST.

5º Melhorar a Saúde da Gestante.

Para Melhorar a Saúde das gestantes, elas tem que ter acompanhamento adequado e o pré natal deve ser acompanhado de perto.

As gestantes não devem ser tomar medicamentos por conta própria ou prescrição medica, e elas devem procurar informações sobre a gravidez.

Também deve tratar as gestantes com muita paciência e carinho para que elas se sintam a vontade nesse período.

6º Combater a AIDS, a Malaria e outras doenças.

O Combate a AIDS vem sendo desenvolvido ah muito tempo por médicos e cientistas. No Brasil cerca de 600 mil pessoas tem o vírus HIV, de acordo com o UNAIDS. Palestras sobre os assuntos em escolas, hospitais e divulgado pela TV, internet e jornais podem deter o vírus que sem informações corretas pode se alastrar ainda mais.

Malaria também é um vírus que e transmitido por mosquitos infectados, a acostumam ''picar'' as pessoas ao entardecer.

Para se combater outras doenças como a Dengue, devemos nos prevenir, não deixando acumular água em recipientes fundos como, pneus, piscinas e vários outros, porque ali é que eles depositam suas larvas.

7º Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.

A qualidade de vida depende de cada um de nós. Se fizermos nossa parte com certeza o meio ambiente ira agradecer.

Para melhoramos e respeitarmos o meio ambiente, devemos começar com coisas do nosso dia a dia, desde a hora em que você levanta e vai escovar os dentes e deixa a torneira ligada você não esta respeitando o meio ambiente. Devemos desde cedo criar hábitos ecológicos, quando formos trabalhar em vez de pegar nosso veiculo,pegássemos a bicicleta, ou ônibus estaríamos colaborando e muito com o ar da nossa sociedade, e com nossa própria qualidade de vida, se seu trabalho for de distancia curta você poderá ir caminhando e olhando para a paisagem a sua volta.

A qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, depende muito da água, sem ela não viveríamos, a água no mundo e muito escassa, em diversos países as pessoas tem que andar kilometros para se achar água, e muitas vezes não é boa. Por isso devemos pensar antes de jogarmos lixos nas ruas, eles podem ir para rios e lagos e contaminar a água. Devemos racionar água, usando ela com responsabilidade e inteligência, quando for lavar seu carro não use a mangueira, use o balde, quando for lavar a louça, lavar roupas e diversas outras coisas, se usarmos com inteligência a água poderemos sempre reaproveita la nos futuro, assim evitando a escassez da água no nosso pais e mundo.

Podemos Reciclar mais nosso lixo usando corretamente a coleta seletiva, jogando lixo no seu lugar adequado, e alimentos vencidos que você ira descartar , use para adubar sua horta ou jardim de sua casa, se você não tiver em sua casa faça uma pequena mesmo que ira te ajudar muito, alem de comer alimentos frescos criados por você

.

8- Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.

Todos podemos contribuir com o desenvolvimento, podemos marcar encontros em diversos lugares como na escola , trabalho, faculdade para colocarmos ideias para a melhora da inclusão digital como internet, resolvermos como tentar acabar com doenças, manter a cidade limpa e melhorar na saúde da população.

E podemos criar uma ONG, onde ajudaríamos os mais necessitados com alimentos, roupas, remédios e o que eles mais precisarem.

2014 como ano de eleição devemos votar com inteligência, para colocarmos no poder uma pessoa com interesse de trabalhar para melhorar o desenvolvimento da sociedade.

Passo 2

Assistir ao vídeo Uma Verdade Inconveniente de AL GORE. Questões Ambientais.

O planeta está em um processo de aquecimento muito acelerado. Isto por causa da alta concentração de gases do efeito estufa – Dióxido de Carbono , Metano e Óxido Nitroso , que são provenientes da indústria, automóveis e da queimada de florestas. A Terra absorve a energia do Sol, e também irradia energia de volta para o espaço. No entanto, grande parte desta energia vai para o espaço é absorvida pelos gases causadores do efeito estufa..

Como resultado do aumento da emissão destes gases, o planeta está aquecendo. As temperaturas médias globais são as maiores nos dois últimos séculos, aumentando cerca de 0,74°C nos últimos 100 anos. Segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007, poderá ocorrer o acréscimo médio de 2°C a 5,8°C na temperatura do planeta.

Quando faz muito frio a poluição tende a aumentar por causa do consumo maior de lenha nas lareiras e fogões na tentativa de esquentar a casa. A fumaça que eles expelem no ar é tão poluente quanto a fumaça das grandes indústrias é claro que em menor proporção, mas também polui o ar. As queimas de gases que o ar condicionado e os aquecedores largam na natureza também poluem o meio ambiente. Tudo isso ajuda no efeito estufa que está destruindo o planeta sem que as pessoas se deem conta do mal que estão fazendo. Os carros também auxiliam nessa poluição

Quando chega o inverno a tendência a andar de carro é maior por causa do frio intenso. Em geral os carros já saem de fabrica com ar quente e frio para proporcionar aos seus ocupantes bem estar em todas as estações e o uso destes só faz aumentar ainda mais a poluição.

Com o aumento do número de veículos circulando nas grandes cidades a poluição aumenta também e prejudica o ar que respiramos facilitando o aumento de doenças respiratórias em crianças e adultos.Para diminuir o aumento do efeito estufa devemos reciclar mais, andar mais de ônibus coletivo e preservar o meio ambiente.

Passo 3

Relatório Sobre Poluição Atmosférica

Como podemos prevenir a poluição atmosférica no mundo, primeiramente podemos começar indo trabalhar, estudar, ir no mercado e outras coisas que dependem do uso de veículos. Podemos ir caminhando pro trabalho, assim vai ser menos um veiculo poluindo a atmosfera da terra. Se formos para cidades como São Paulo ou ate mesmo aqui Sorocaba, veremos o efeito da poluição, o cheiro do combustível dos veículos dificultam nossa respiração e chegando a irritar o nariz e os olhos, então se as pessoas em vez de pegar seu veiculo, pegarem um ônibus coletivo, bicicleta e irem ate mesmo andando ajudaria muito a atmosfera.

Também podemos melhorar na poluição do ar,não fazendo queimadas, e se ver denunciar.

Produza menos lixo, e recicle oque voce usa, ou jogue em lugares adequados. E não queime se lixo que é altamente poluente.

Plante em sua vizinhança ou cuide de arvores, assim o oxigenio aumentara e a poluição ira diminuir.

Para evitar a poluição das aguas não devemos jogar lixo nas ruas e rios e assim quando chover não ira entupir os bueiros provocand enchetes e doenças causadas por isso. E o importante ter saneamento basico nas casas, ligando os esgotos corretamente, e não deixando em céu aberto.

Etapa 2

Segundo o IBGE, Sorocaba possui uma população de 586,25 habitantes.

Visando prevenir o combate a poluição, busca alguns itens para a preservação de combate a Poluição de Sorocaba.

• Aproveitar o que é jogado fora ou descartado pelo CEASA de Sorocaba, para que possa ser utilizado por creches na merenda escolar, ou possa ser doados as pessoas que vivem realmente na miséria e fome. E o que não possa ser utilizado, possamos usar como adubo para pequenas hortas e jardins públicos de Sorocaba.

• Sorocaba precisa de mais áreas verdes, precisamente tem que plantar mais arvores nos lugares públicos, e criar jardins e hortas publicas, para que os cidadãos da cidade possa adquirir conhecimento a Ecologia e Meio Ambiente.

• Colocar nas Ruas e Bairros da cidade Ônibus Públicos, para que os cidadãos prefiram ir para seu trabalho ou lazer com transportes coletivos, assim evitando o acumulo e Poluição dos veículos na cidade

• Colocar Lixeiras Recicláveis em pontos específicos da cidade, em que as pessoas possam estar jogando lixo nesse ponto.

• Criar ONGs para que o lixo da cidade seja separado e reciclado adequadamente, e ali ele possam ser colocado para ser reutilizado.

• Fiscais do meio ambiente fazerem visitas frequentes em empresas da cidade, já que muitas são químicas, assim se tiver alguma irregularidade eles possam estar notificando a empresa. E para evitar a Poluição do ar causado pelas chaminés das empresas, ali possam ser instaladas filtros para melhorar o ar da cidade.

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »