TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e treinamento vocacional de ATPS em ambiente não escolar

Resenha: Educação e treinamento vocacional de ATPS em ambiente não escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS de Educação Profissional e Educação em ambientes não escolares

Etapa 3

Há três níveis de educação profissional segundo a legislação brasileira:

Nível básico: Voltado para estudantes e pessoas de qualquer nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.

Nível técnico: Voltado para estudantes de ensino médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia das secretarias estaduais de educação ou secretarias estaduais de ciência e tecnologia, dependendo do estado.

Nível tecnológico: Voltado para pessoas que queiram cursar um ensino superior tecnológico. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino com autorização prévia do ministério da educação.

Aeducação profissional, aquela voltada para ensinar um ofício, deu um salto nos últimos anos. O número de brasileiros que fizeram um curso profissionalizante - incluindo aí cursos livres, técnicos do ensino médio e superiores de tecnologia - aumentou 75% entre 2004 e 2010, de acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e do Instituto Votorantim. O impacto desses cursos na vida profissional das pessoas: elas têm 48% mais chance de arrumar um emprego do que as que não fizeram. A boa notícia é que os cursos são compatíveis com o que espera o mercado de trabalho, já que a maioria dos formados trabalha na mesma área do curso e são bem remunerados. "Isso é mais evidente entre os profissionais técnicos, seja do ensino médio ou os tecnólogos", diz Marcelo Neri, da FGV-Rio. É preciso, no entanto, levar em conta as diferenças regionais. Esses impactos, porém, variam de acordo com a região do país, como mostra o gráfico a seguir, e dos setores da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com