TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.223 Palavras (17 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

MARCELA FABIANA ALBERTINI

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

NITERÓI/RJ

2019[pic 1]

MARCELA FABIANA ALBERTINI

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, apresentado a Universidade Estácio de Sá, da cidade de Niterói/RJ, como exigência parcial à obtenção do título de Bacharel/ Tecnólogo em Pedagogia.

Orientadora: Marta Amaral

NITERÓI/RJ

2019[pic 2]

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus primeiramente, por tornar minha vida uma fortaleza.

Agradeço a minha família pelo apoio para conclusão deste trabalho.

Agradeço a minha orientadora pelo carinho, dedicação e atenção para seguir adiante em minha caminhada.

Agradeço a Universidade Estácio de Sá pela oportunidade ofertada a todos que têm o sonho de ingressar no Ensino Superior.

Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para realização desse trabalho.


[pic 3]

OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES

INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marcela Fabiana Albertini de Freitas[1]

Marta Amaral[2] 

RESUMO

A proposta deste artigo traz considerações a respeito dos desafios da avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo uma questão presente na prática pedagógica, por esse motivo é importante compreendermos os dilemas nessa prática avaliativa. Analisar a avaliação nacional da educação escolar básica inserida no sistema educacional brasileiro. Abordar instrumentos avaliativos mais utilizados e saber as diferenças entre medir, testar e avaliar, objetivando refletir sobre as práticas avaliativas adotadas pela maioria dos professores de instituição de ensino do Brasil. Para um diagnóstico sobre a prática pedagógica, a pesquisa se deu através de metodologia bibliográfica de autores renomados, com o intuito de confrontar ideais e conhecimentos acerca da avaliação nas séries iniciais. Para uma aprendizagem significativa, a avaliação deve fazer parte da rotina da sala de aula, deve ser avaliação contínua como complemento das atividades, para que priorize o desenvolvimento do indivíduo e analise o papel da avaliação no processo educacional.

Palavras-chave: Desafios. Avaliação da aprendizagem. Prática pedagógica.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA AVALIATIVA        8

2.1 A Avaliação da Aprendizagem nas Séries Iniciais        9

2.2 Ações Pedagógicas        9

2.2.1 Os Instrumentos Avaliativos usados nas Séries Iniciais        9

2.3 Avaliando o Aluno        10

3 O PROCESSO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM        12

3.1 Avaliação da Aprendizagem e Sociedade        13

3.2 Tipos de Avaliação        14

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


[pic 4]

1 INTRODUÇÃO

A avaliação é um mecanismo que orienta o processo educativo. Sendo assim, é de fundamental importância que o educador reflita sobre o ato avaliativo. Instituições e alguns professores têm prioridade de avaliar o rendimento escolar de seus alunos usando as provas, como instrumento avaliativo, considerando um “medidor” das aprendizagens, quantificando erros e acertos e atribuindo a eles uma “nota”, expressão numérica de conhecimentos, ignorando o sujeito como um todo.

Na avaliação da aprendizagem torna-se imprescindível a elaboração de variados procedimentos de observação, acompanhamento contínuo, registro e reflexão contínua no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta da escola organizada em ciclos propõe romper com processos de exclusão nas séries iniciais do ensino fundamental. É necessário mudar a cultura de avaliação direcionada em notas, provas, comparações, para uma iniciativa de avaliação formativa e continuada para a escola organizada em ciclos de aprendizagem o que levou ao início de estudos e pesquisas sobre a avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Nas séries iniciais do ensino fundamental, destaca-se a o papel do professor, a organização da escola e as práticas pedagógicas.

Motivados por tais justificativas, houve a necessidade de pesquisar sobre o tema avaliação com o objetivo de: conceituar avaliação e caracterizar algumas abordagens que assume no processo de ensino/aprendizagem. Refletir quanto à prática dos professores investigados, sendo avaliadores no processo de ensino e aprendizagem. Sistematizar aspectos do processo avaliativo, propondo sugestões de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem. Identificar a forma de avaliação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e instrumentos avaliativos usados na realidade investigada, confrontando com autores na área da educação. Identificar instrumentos avaliativos utilizados, confrontando com autores recentes na área da educação. Reavaliar procedimentos metodológicos e rever experiências em avaliação que contribuam para um ensino de qualidade. Analisar a implantação de uma proposta de avaliação mediadora, mostrando uma realidade vivida. Inserir a avaliação mediadora como parte integrante do processo de construção do conhecimento.

A metodologia utilizada no projeto foi a pesquisa qualitativa para um estudo sobre o tema proposto, sendo que na fase inicial a pesquisa foi bibliográfica (leitura de obras de autores diversos) referente a semelhanças e diferenças entre escolas com alto e baixo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas séries iniciais do ensino fundamental utilizando dados disponíveis no site da educação. Após a análise sobre o pensamento desses autores, a investigação mostrará a forma utilizada pelas escolas para trabalhar a avaliação da aprendizagem, qual seu papel e o papel do professor na incumbência de averiguar a aprendizagem. Mediante um estudo comparativo será possível compreender os fatores que contribuem para a discrepância de resultados, quando se fala em avaliação. Para a realização da pesquisa foram consultados diversos autores que têm entendimento sobre avaliação da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com