TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER

Por:   •  5/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUDO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

CAMPUS LUZIÂNIA

ANDRESSA KELLY PIMENTA BORGES

AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER

LUZIÂNIA - GO

2016

ANDRESSA KELLY PIMENTA BORGES

AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER

Trabalho Acadêmico obrigatório apresentado ao Instituto Federal de Goiás, como nota parcial do 3º Bimestre na disciplina Introdução à Informática.

 Professor: Yago Luiz dos Santos

LUZIÂNIA - GO

2016

RESUMO

O objetivo principal deste trabalho, é fornecer informações básicas e gerais sobre o Autismo e a Síndrome de Asperger, na intenção de diminuir a ignorância da sociedade sobre este assunto tornando-os conhecimentos comuns. Além disso, as diferenças entre estes distúrbios também serão levadas em pauta.

Palavras-Chave: Síndrome de Asperger, Autismo, Distúrbios de desenvolvimento, espectro autista, inabilidade social.  

ABSTRACT

The main objective of this work is to provide basic and general information about autism and Asperger syndrome, in order to reduce the ignorance of society on this matter making it common knowledge. In addition, the differences between these disturbances will also be taken on the agenda.

Key-words: Asperger syndrome, Autism, Developmental Disorders, autism spectrum, social disability.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Sintomas do Autismo....................................................................................7

Figura 2 Sintomas da Síndrome de Asperger ............................................................8

Figura 3. Tabela de diferenças entre Autismo e Síndrome de Asperger....................9

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................6
  2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................7
  3. CONCLUSÃO..................................................................................................11
  4. REFERÊnCIAS...............................................................................................12
  1. INTRODUÇÃO

O autismo é definido atualmente como perturbação do desenvolvimento infantil. Seu diagnóstico é difícil ser feito durante o pré-natal, pois os sintomas físicos são inexistentes. Contudo, após o nascimento e mais especificamente após completar 1 ano de idade a criança começa a apresentar dificuldades de comunicação, de socialização e até mesmo de imaginação, que se estendem até sua vida adulta.

Outro distúrbio bastante semelhante ao autismo, é a Síndrome de Asperger, que possui quase os mesmos sintomas, tendo como diferença uma maior adaptação ao meio em que vive e um desempenho maior.

A cada 68 pessoas, pelo menos 1 apresenta sintomas do espectro do autismo, porém informações sobre o que é autismo e como se relacionar com autistas, nem sempre são comuns.

Nem todas as pessoas possuem conhecimento sobre esses distúrbios, e muito menos ainda sabem como lidar com pessoas que o possuem. Algumas das vezes o preconceito é levado em conta, o que acaba criando uma barreira entre os indivíduos, onde deveria haver uma ponte.

  1. DESENVOLVIMENTO

A comunicação é a base da relação do ser humano desde o seu primeiro sopro de vida. É através da comunicação que se constrói o conhecimento e é onde há a troca e a acumulação de todos os tipos de informações. A comunicação é vital para uma boa convivência na sociedade e um ótimo caminho para o desenvolvimento em várias áreas.

Crianças por si só, já possuem a dificuldade de se comunicar com o resto das pessoas por possuírem experiências de diálogo limitadas, no entanto, existem crianças que nascem com uma dificuldade amplificada de se comunicar com o resto do mundo, incluindo seus próprios pais.

Síndrome de Asperger e Autismo são distúrbios que podem ser verificados em indivíduos enquanto ainda crianças, quando apresentam sintomas como dificuldade de se comunicar, apego não apropriado a objetos, desconforto à mudança de rotina e muitos outros.

Essas pessoas possuem problemas em se misturar com o resto da sociedade, o que exige um acompanhamento paciente, afim de “decodificar” a maneira que eles desenvolvem para se comunicar.

O autismo é um assunto estranho para muita gente, mas não passa de um comportamento diferente do normal e mais retraído. Crianças com autismo apresentam sintomas como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (289.5 Kb)   docx (175.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com