TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aacc

Dissertações: Aacc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Histórico

Toda Ciência tem suas raízes na história do homem, com a Matemática, que é considerada “A Ciência que une a clareza do raciocínio à síntese da linguagem”, não foi diferente, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caráter prático, utilitário e empírico.

A Estatística é um ramo da Matemática que também teve sua origem de forma semelhante. Desde a Antiguidade vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimento, de óbitos, faziam estimativas de riquezas individuais e sociais, etc.

Na idade média colhiam-se informações, geralmente com a finalidade tributária. A partir do século XVI começaram a surgir as primeiras análises de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos.

No século XVII, com Godofredo Achenwall, o estudo de tais fatos foi adquirindo proporções verdadeiramente científicas, dando origem a estatística, propriamente dita. Formou-se assim uma ferramenta que através da observação de partes (amostras), chega-se a conclusões sobre um todo (população).

Método Estatístico

MÉTODO: é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.

Entre os Métodos Científicos destacamos o método experimental e o método estatístico.

 Método Experimental: Consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam. Ex: Estudos da Química, Física, etc.

 Método Estatístico: diante da impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui?

Seria impossível, no momento da pesquisa, manter constantes a uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores, o nível geral de preços, etc.

O que é Estatística?

A Estatística é parte da Matemática Aplicada que fornece métodos de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, úteis nas tomadas de decisão.

Como se Classifica a Estatística?

Estatística Descritiva:

Coleta , organização e descrição dos dados.

Estatística Indutiva ou Inferencial:

Análise e interpretação dos dados. Permite obter conclusões sobre os dados obtidos inicialmente, que é o objetivo essencial da Estatística.

Probabilidade:

Útil para analisar situações que envolvem o acaso.

Ex: a decisão de parar de imunizar pessoas com mais de vinte anos contra determinada doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com