TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aborto

Tese: Aborto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Tese  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que se entende por aborto?

Aquele que nasceu antes do tempo próprio. Parto prematuro ou expulsão do feto antes dos nove meses de gestação O aborto é usualmente definido como a interrupção da gravidez antes de o feto atingir a viabilidade, ou seja, antes de se tornar capaz de vida extra-uterina independente. O aborto distingue-se da morte fetal, do feticídio, do parto prematuro, do infanticídio e do caso dos natimortos.

2) Como podemos classificar os abortos?

Natural ou artificial, espontâneo e involuntário (pode, mesmo assim, haver culpa) ou provocado voluntariamente. Há o aborto ilegal, que é considerado crime e, como tal, penalizado pela lei civil. Podemos falar, também, do aborto clandestino.

3) Como devemos analisar as estatísticas a respeito do aborto?

Com relação aos abortos clandestinos, devemos falar de estimativas e não de estatísticas, pois a sua real quantificação é quase impossível. Em se tratando do aborto legal, que se aproxima mais da realidade, devemos também fazer algumas ressalvas, pois tanto as mulheres como as pessoas que prestam o serviço não querem evidenciá-los.

4) Quais são as causas do aborto?

As causas são muitas e variadas, sendo difícil avaliar a importância de cada uma delas. Além daquelas referentes à própria mulher (medo à gravidez e ao parto e os poucos recursos financeiros para sustentar o novo rebento), há as de origem familiar (pressão dos familiares, principalmente do marido) e as de ordem social (campanhas contra a fecundidade e famílias numerosas).

5) No que se fundamenta a condenação do aborto?

Numa apreciação moral, principalmente aquela trazida pela religião em que se acredita num Deus criador. Depreende-se que há um direito inalienável à vida. Nesse sentido, só Deus é senhor da vida. assim, o ser humano não tem o direito de tirar a vida do seu próximo.

6) O aborto provocado é um crime?

Igreja, por exemplo, aceita a pena de morte e a guerra justa e condena o aborto. Quais são as suas razões? É que na guerra ou na pena de morte há um agressor; no caso do aborto, o novo ser não é um agressor e muito menos agressor injusto. Em realidade, é vítima inocente quando eliminado antes do tempo.

Na pergunta 358 de O Livro dos Espíritos, os Espíritos respondem: “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

7) Pergunta 359 de O Livro dos Espíritos: Se onascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda?

Resposta: “Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

8) Quais são as consequências espirituais do aborto?

O aborto refere-se à paralisação da vida. No aborto, o feto não tem escolha: a vida lhe é tirada. Há uma infração à lei de Deus. Fala-se em crime. As conseqüências podem vir em futuras encarnações: quantos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com