TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aborto E métodos Contraceptivos

Trabalho Universitário: Aborto E métodos Contraceptivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Aborto

É o ato de interromper uma gravidez, seja de maneira natural ou de forma provocada, ocorre com a retirada do embrião ou feto causando a morte do mesmo. Esse assunto aborda aspectos éticos, religiosos, legais e morais, cuja avaliação varia a cada individuo.

No Brasil conforme diz o Código Penal do artigo 124 ao 128 o aborto é considerado crime contra a vida, salvo exceções - quando para a mulher há risco de vida resultante da gravidez, quando a gravidez é consequência de estupro e se o feto for anencefálico. Do contrário qualquer tipo de aborto em território brasileiro é considerado crime e as sanções variam de 2 até 10 anos de detenção. O aborto não é considerado crime se realizado em países nos quais o ato é permitido, como ocorre nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, entre muitos outros.

Apesar do que prevê o Código Penal muitas mulheres acabam recorrendo a métodos não legais para realizar o aborto. No Brasil existem inúmeras clinicas clandestinas que oferecem serviços e não prezam a saúde das gestantes fazendo muitas contraírem doenças ou até mesmo levam a óbito. Segundo pesquisas do site A Publica estimasse que 1 milhão de abortos por ano ocorram no Brasil, e a cada dois dias uma mulher morre devido a abortos inseguros.

Outro tipo de aborto ilegal é o farmacológico que é feito através de remédios que possuem outras finalidades, mas contem substancias abortíferas, e por não serem

seguros se não ocorrer o aborto o feto pode ser gerado com alguma deficiência ou prejudicar a saúde da gestante.

Do ponto de vista religioso para algumas religiões o aborto é totalmente proibido em qualquer circunstancia, é o que defende a igreja Católica, que pune com a excomunhão quem realiza o aborto. Já o judaísmo não é a favor nem contra, visto que para eles o feto só se transforma em humano quando nasce. No budismo e hinduísmo por ser o homem que transmite o sêmen ele tem direito de decidir se a gravidez vai ou não adiante.

Sempre serão inúmeras as opiniões sobre esse assunto, muitos contras e muitos a favor, tudo depende da ocasião e do que significa a ética para cada um.

Fontes: http://www.apublica.org/2013/09/um-milhao-de-mulheres/

http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/359669/aborto+o+que+e+como+e+feito+quais+sao+os+riscos+como+age+a+quot+pilula+do+dia+seguinte+quot.htm

http://direitopenalanhanguera.blogspot.com.br/2009/05/aborto-artigos-124-128-do-cpb.html

http://abortosimounao.webnode.com.pt/aborto/etica,%20religi%C3%A3o,%20politica%20e%20aborto/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com