TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absorção De Nutrientes

Pesquisas Acadêmicas: Absorção De Nutrientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 3

A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante adigestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.

Durante a digestão, os alimentos, através de processos mecânicos e químicos, são decompostos em moléculas maissimples, de menor tamanho, suscetíveis de poderem atravessar as paredes do tubo digestivo (meio externo) para o meiointerno (sangue e linfa), sendo conduzidos até às células, onde são utilizados no decurso do metabolismo celular.

O processo de absorção ocorre ao nível do intestino delgado, principalmente na zona do jejuno, exceção feita a algumaspequenas moléculas, como o álcool e a cafeína, cuja absorção ocorre logo na boca e estômago. No intestino grosso, aonível do cólon, ocorre também absorção de determinadas substâncias, como alguns aminoácidos e vitaminas resultantesda ação das bactérias da flora intestinal. No entanto, nesta zona do intestino, os nutrientes absorvidos em maiorquantidade são a água e os sais minerais.

A superfície interna do intestino delgado está altamente especializada nos processos absortivos, apresentando umagrande superfície de contacto, em virtude do seu aspeto ondulado, resultante de inúmeras pregas que a recobreminteriormente: as válvulas coniventes. Além disto, está também recoberta por inúmeras projeções em forma de luva, asvilosidades intestinais, as quais possuem no seu interior uma pequena rede de capilares sanguíneos e um vaso linfático-vaso quilífero.

A simplificação molecular da digestão permite a formação de moléculas capazes de atravessar o epitélio intestinal,atingindo os vasos sanguíneos e o quilífero, que os transportam depois para diversos pontos no organismo.

Para os vasos sanguíneos vão ser absorvidos os aminoácidos, glicose, sais minerais, alguns ácidos gordos e vitaminashidrossolúveis, que vão ser conduzidos até ao fígado pela veia porta hepática. A maior parte dos ácidos gordos evitaminas lipossolúveis são absorvidos pelos vasos linfáticos e transportados pelo canal torácico linfático até à veiacava superior, onde entram na corrente sanguínea, através da qual são distribuídos às células.

Os nutrientes podem ser absorvidos de forma direta ou indireta. Um nutriente é absorvido de modo indireto quandoprecisa de ajuda de outras substâncias para ser absorvido, como por exemplo, o cálcio, que necessita da presença devitamina D, ou o ferro, cuja passagem para o meio interno está dependente da presença de vitamina B12.

Objetivos

- Entender o que é digerir.

- Relacionar a digestão com a necessidade de transporte e absorção de nutrientes.

A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Ela tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo.1

De acordo com o local da ocorrência, temos 3 tipos de digestão:2

• Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com