TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Biodisponibilidade De Nutrientes

Dissertações: Biologia Biodisponibilidade De Nutrientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  568 Visualizações

1 INTRODUÇÃO

Oxidação da Vitamina C

A vitamina C é encontrada em concentrações variáveis em todas as plantas superiores. Fontes extremamente ricas nessa vitamina são vegetais frescos e frutas cítricas. (BOBBIO, 2003)

O ácido ascórbico pode ser oxidado reversivelmente ao ácido dehidroascorbico, na presença de íons metálicos, calor, luz ou de condições levemente alcalinas (acima Ph 6,0)com perda parcial da atividade de vitamina C. O ácido dehidroascorbico pode ser oxidado irreversivelmente ao 2,3 ácido dicetogulonico com perda da atividade. Esse ácido pode ser convertido em ácido oxálico e ácidos L-treônicos e posteriormente em pigmentos escuros. (RIBEIRO; SERAVALLI, 2007)

Quimicamente, a vitamina C é a lactona do ácido derivado de um monossacarídeo, e na realidade essa vitamina pertence á classe dos carboidratos. É bastante solúvel em água e etanol absoluto, insolúvel nos solventes orgânicos comuns, como cloriformio, benzeno e éter. No estado sólido é relativamente estável. No entanto quando em solução, é facilmente oxidado, em reação de equilíbrio, ao ácido L-desidroascórbico, essa facilidade de oxidação da vitamina C é devido ao grupo fortemente redutor, denominado redutona (um enediol em α a um grupo carbonila). (BOBBIO, 2003)

A principal causa de degradação da vitamina C é a oxidação, aeróbica ou anaeróbica, ambas levando à formação de furaldeídos,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com