TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academicismo E Elementos Formais

Trabalho Universitário: Academicismo E Elementos Formais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Academicismo ou Academismo designam, originalmente, o método de ensino artístico profissionalizante concebido, formalizado e ministrado pelas academias de arte europeias.Teve origem na Itália em meados do século XVI.

O sucesso da proposta francesa a tornou o modelo para a fundação de inúmeras outras escolas de arte de nível superior em vários países, de grande importância para a evolução das correntes barroca,neoclássica e parte da romântica.

As academias nasceram para suplantar o sistema corporativo e artesanal das guildas medievais de artistas, e tinham como pressuposto básico a ideia de que a arte pode ser ensinada através da sua sistematização em um corpo de teoria e prática integralmente comunicável, minimizando a importância da criatividade como uma contribuição toda original e individual.

adotavam conceitos formulados coletivamente que possuíam, além de um caráter estético, também uma origem e propósito éticos. As academias foram importantes para a elevação do status profissional dos artistas, afastando-os dos artesãos e aproximando-os dos intelectuais

Também tiveram um papel fundamental na organização de todo o sistema de arte enquanto funcionaram, pois além do ensino monopolizaram a ideologia cultural, o gosto, a crítica, o mercado e as vias de exibição e difusão da produção artística, e estimularam a formação de coleções didáticas que acabaram por ser a origem de muitos museus de arte

“Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período. “

ancorada em ensino prático - sobretudo em aulas de desenho de observação e cópias de moldes - e teórico, em que se articulam as ciências (geometria, anatomia e perspectiva) e as humanidades (história e filosofia)

CARACTERÍSTICAS ::

O retrato é uma forma de arte consagrada da arte acadêmica

Figura ao centro

Seu fundo reproduz a paisagem ou ambiente

Forma Realista

“ Parecem até fotografias de tão perfeitos”

Temas bíblicos ou históricos, natureza morta, paisagens, gêneros da corte

O nú era obrigatório para a perfeição anatômica dos corpos

TÉCNICAS EMPREGADAS:

Claro e escuro

Harmonia

Perspectiva

Perfeição da luz e das cores

Perfeição das texturas e dos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com