TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo

Tese: Alcoolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

“Como descobrir se nosso familiar sofre do mal da Dependência Química ou Alcoólica”

Para quem não sabe, o Alcoolismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, como uma doença bio-psico-sócio-cultural e espiritual. Isto é, atinge todos os aspectos da vida do ser humano. Doença, esta, contagiante que nos oferece prazer imediato, nos levando, em pouco tempo, à dor futura. Ela tem se tornado a arma mais eficaz do inimigo para a destruição de lares. É comum, no nosso dia-a-dia, depararmos com casamentos destruídos em decorrência do uso nocivo de álcool, pais e filhos romperem relacionamentos por terem permitido que o Álcool adentrasse suas vidas. Nesse momento vem a dúvida: será que sou “careta” por achar que meu pai está passando dos limites, ao chegar todas as noites “alteradas”? Sempre que interrogado nega o vício, argumentando parar quando quiser! Será que consegue mesmo? Afinal, nunca vi nenhum dependente alcoólico dizer o contrário, você já?

Será que já é portador da doença, ou está na fase do abuso na ingestão da substância?

Não existe uma fronteira clara entre Uso, Abuso ou Dependência Alcoólica.

Podemos definir “Uso” como qualquer consumo, seja para experimentar, seja esporádico ou episódico; “Abuso ou Uso Nocivo” como o consumo de substâncias já associado a algum tipo de prejuízo (biológico, psicológico, ou social); e, por fim, “Dependência” como o consumo sem controle, geralmente associado a problemas sérios para o usuário. Isso nos dá uma idéia de continuidade, como uma evolução progressiva entre esses níveis de consumo: os indivíduos passam, inicialmente, por uma fase de uso, alguns deles, evoluem posteriormente para o estágio de abuso, e, finalmente, uma parcela destes, torna-se dependente.

Critérios da DSM-IV(Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed.) para uso nocivo do álcool sugerem que para chegar ao padrão de uso disfuncional ou nocivo, levando a um comprometimento ou desconforto clinicamente significativo, o alcooliza deve manifestar um ou mais dos seguintes sintomas:

1º Uso constante da substância, resultando no fracasso em cumprir obrigações no trabalho, na escola ou em casa;

2º Uso constante da substância em situações fisicamente comprometedoras;

3º Freqüente envolvimento em problemas legais, relacionados com o uso da substância;

4º Uso contínuo da substância, apesar de ter um problema social, interpessoal persistente ou constante, ou que seria exacerbado pelos efeitos da substância.

Segundo critérios da CID-10(Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) será considerado Dependente Alcoólico quem manifestar três ou mais dos seguintes sintomas, apresentados, aleatoriamente, no decorrer de 12 meses:

1º Desejo forte ou senso de compulsão para consumir a substância;

2º Dificuldade em controlar o comportamento de consumir a substância em termos de início, término ou nível de consumo;

3º Estado de abstinência fisiológica, em decorrência da suspensão do uso da substância ou ingestão de outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com