TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cotidiano Escolar E O Alcoolismo

Artigo: O Cotidiano Escolar E O Alcoolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  5.449 Palavras (22 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 22

UNOESTE – UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA –

ead

“O Cotidiano Escolar e o Alcoolismo”

Profª. Drª Raquel Rosan Christino Gitahy

Profª. Me. Edilâine T. de Oliveira Bertucchi

Presidente Prudente

2012

Módulo I – Alcoolismo

1) Pons Diez e Berjano Peirats (1999), ressaltam que, ao falar de drogas, muitas vezes, não se incluem as chamadas drogas institucionalizadas. O que você entende por drogas institucionalizadas? (módulo I, introdução, p.13).

Segundo o próprio texto, são substâncias cuja presença e consumo estão plenamente integrados nas pautas de comportamento social, que gozam do respaldo da tradição histórico-cultural e cuja produção, venda e consumo são tolerados. Nesse sentido, constrói-se a imagem de que bebidas alcoólicas não são consideradas drogas.

2) Segundo o autor SILVEIRA (1979), o que significa a palavra “álcool”? Você concorda com ele? (módulo I, introdução, p.13-14).

Significa “o sutil”. É sutilmente que ele se apodera das suas vítimas incontáveis. Foi sutilmente, sorrateiramente que se insinuou nos costumes de todos os povos; sutilmente, que se foi transformando numa das maiores fontes de renda negativa das nações iludidas pelo seu valor econômico.(segunda parte da resposta é pessoal)

3) Apesar do vinho participar ativamente das celebrações sociais e religiosas greco-romanas, não foi a primeira bebida a se tornar popular. Comente, segundo o texto, tal afirmação, salientando qual foi a bebida que se tornou popular antes do vinho. (módulo I, introdução, p.17- 19).

O hidromel, foi obtido através da fermentação do mel diluído em água. Seu reinado, no entanto, durou pouco, sendo logo substituído pelo vinho das parreiras locais, com finalidades medicinais, religiosas e hedonísticas.

4) Através de diversas leituras realizadas, verifica-se que o processo da destilação foi casual . Com base no texto, comente quem foi o responsável por esse processo e como surgiu? (módulo I, introdução, p.20).

O surgimento da bebida destilada, deve-se, a um perfumista árabe, Albucasis que, no século XI, quando tentava obter no alambique um novo aroma pela infusão de plantas ou flores fermentadas, conseguiu um líquido claro, ardente, com capacidade de embriagar, marcando assim, teve o início da industrialização da bebida destilada. Tal bebida foi chamada pelos latinos de “aqua ardens” ou “água vital” dos alquimistas medievais, traduzida pelos franceses como “eau-de-vie”, em vista de suas propriedades estimulantes.

Unidade I

1) Diante do texto estudado, o que você entende por alcoolismo e alcoolista? (módulo I, unidade I, p. 32-33).

O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes.

- Alcoolista é a pessoa que consome bebidas alcoólicas diariamente, ou quase, praticamente sem interrupções, de maneira incoercível, a ponto de apresentar um estado de intoxicação, caracterizado por distúrbios psíquicos ou somáticos.

2) Segundo Heber Vargas, por que o álcool tem sido um poderoso agente da criminalidade em todo o mundo? (módulo I, unidade I, p.33).

Segundo o autor, o álcool causa uma repercussão negativa sobre a família e, em particular, sobre a prole. Desencadeia psicose nos predispostos, deforma o caráter e colabora para a decadência humana, afetando a saúde sob múltiplas formas. É, pois, o uso do álcool, atualmente, aceito por todos como o fator mais importante de desagregação pessoal, familiar e social, tornando-se um grave e complexo problema biopsicossocial.

3) Existem três critérios que fundamentam as definições e conceitos do alcoolismo. Explique-os. (módulo I, unidade I, p.33).

Os três critérios que fundamentam as definições e conceitos de alcoolismo são:

- O baseado nas consequências da ingestão alcoólica, para a pessoa e para a sociedade;

- O do padrão-consumo de álcool ,

- O tipo de resposta individual face ao álcool.

4) Segundo o texto estudado, o que você entende por “Dependência Física”? (módulo I, unidade I, p.34-35).

O organismo, no caso da dependência física , passa a precisar da droga para poder funcionar normalmente. No momento em que a pessoa pára de usá-la ocorre o que se chama síndrome de abstinência, ou seja, o indivíduo sofre sérios problemas físicos, por alguns dias, até que o organismo se acostume novamente a funcionar sem ela.

Unidade II

1) Aqueles que começam a beber ainda jovens percebem que, depois de alguns drinques, em geral, ficam mais relaxados e alegres. De acordo com o texto estudado, qual a posição da medicina diante e esse fato? Comente. (módulo I, unidade II, p.42).

Segundo o próprio texto, para a medicina, acontecem em duas fases os efeitos das bebidas alcoólicas. Primeiramente, em pequenas doses, o álcool age como um estimulante e deixa a pessoa mais eufórica e desinibida; entretanto, à medida que as doses vão aumentando e o tempo vai passando, ocorre a segunda fase, que é quando surgem os efeitos depressores do álcool, levando à diminuição da coordenação motora, dos reflexos e deixando a pessoa sonolenta. No entanto, conforme o tempo

passa e há a continuidade do consumo, o álcool provoca exaustão e sono.

2) Segundo PAULINO( 2007), qual o significado do termo psicotrópica? (módulo I, unidade II, p.42).

A palavra Advém do termo “psico” que significa relativo à mente, espírito; e trópico significa ter atração por. Assim, drogas psicotrópicas são substâncias que atuam no cérebro e modificam o comportamento da pessoa.

3) Quimicamente, o álcool é catalogado como depressor do sistema nervoso. Comente quais as partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com