TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudável

Trabalho Universitário: Alimentação Saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Alimentação Saudável

Foi feita uma divisão em três tipos de alimentos, que são importantes para nosso corpo pois tem funções diferentes:

Energéticos: São ricos em Açúcares e Gorduras, substancias que dão energia a nosso corpo. São exemplos de alimentos ricos em Açúcares ou Gorduras: Mel, leite, açúcar, frutas, beterraba, manteiga e óleo.

Plásticos: São ricos em Proteínas. As Proteínas ajudam na renovação das células, e na construção e crescimento do corpo. São exemplos de alimentos ricos em Proteínas: Peixe, carne, leite, ovos, soja, feijão e frango.

Reguladores: São ricos em Vitaminas e Sais Minerais, substancias que regulam o funcionamento de nosso organismo, participando da defesa contra doenças.

Os Sais Minerais – como cloro, sódio, cálcio, flúor e ferro – são necessários para a formação de ossos, dos dentes e do sangue. Eles são encontrados no sal de cozinha, no leite, nas verduras, etc.

As Vitaminas são necessárias para o desenvolvimento de nosso organismo e para prevenção de certas doenças. As vitaminas A, D, E e K são lipossúveis (dissolve-se em lípides) e o Complexo B e a Vitamina C são hidrossolúveis (dissolvem-se em agua). Elas são encontradas em frutas, verduras, ovos, leite, etc.

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar foi criada nos Estados Unidos. Indica a quantidade de certos alimentos que pessoas devem consumir diariamente. Ajuda a ingerir menos gorduras saturadas e colesterol, mais frutas, verduras, legumes e grãos além, de indicar o consumo moderado de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada por que ajuda na prevenção de doenças e também a manter o peso ou ate diminui-lo e faz muito bem à saúde.

Pirâmide alimentar

Como conservar os alimentos

Antigamente, quando não havia geladeiras, nem freezers, os alimentos tinham que ser cazados e comidos no ato, e as pessoas não podiam fazer muitos exercícios por que não se sabia quando haveria mais comida. Depois, descobriu-se que salgar ou defumar os alimentos para conserva-los eram métodos eficazes. Também se descobriu que congelados era bom, então enterrava-os na neve.

Recentemente, foram descobertos mais tipos de conservação e inventadas maquinas, como a geladeira e o freezer, que ajudam na conservação de alimentos. Alguns tipos de conservação de alimentos:

Congelamento ou resfriamento: Temperaturas próximas ou abaixo de 0°C retardam o crescimento e as atividades metabólicas dos microrganismos. No caso do congelamento, a menos de 0°C e no caso do resfriamento, próximas a 0°C.

Fervura: A temperatura alta é um dos métodos mais seguros e mais confiáveis, pois o calor é utilizado para matar dos organismos existentes em produtos alimentares em latas, jarras ou outros tipos de recipientes que não deixam que exista penetração de mais organismos depois de ferver.

Defumação: A fumaça desidrata os alimentos e eles se conservam por muito tempo.

Pasteurização: O processo de pasteurização é aplicado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com