TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia

Tese: Anemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  Tese  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Anemia falciforme é a forma mais comum de um grupo de hemoglobinopatias genéticas na qual hemoglobina humana normal (Hb A) é parcial ou completamente substituída por hemoglobina falciforme mutante (Hb S). A causa da Hb S é uma mutação puntiforme comum a única substituição de amino-ácidos (ácido glutâmico pela valina) na porção 6 da cadeia de b-globina. Essa mutação leva a uma isolubilidade das moléculas de Hb S quando desoxigenadas, acarretando em polimerização das mesmas e consequente afoiçamento das hemácias, sendo caracterizada, portanto, por uma produção anormal de Hb, anemia hemolítica e danos teciduais agudo secrônicos causados por fenômenos vaso-oclusivos pelas hemácias em foice. Anemia falciforme afeta cerca de 250.000crianças a cada ano, principalmente aquelas de determinadas etnias como negros e descendentes desses no Mediterrâneo, Caribe, Américas Central e do Sul. Descendentes do Oriente médio e Índia oriental também podem ser afetados. É uma desordem genética autossômica recessiva na qual as pessoas afetadas possuem o genótipo homozigótico para Hb S. Indivíduos com o genótipo heterozigótico para essa condição possuem o chamado traço falciforme, uma suave e assintomática condição. Se ambos os pais são portadores do traço falciforme, há uma chance de 25% em cada gestação de terem uma criança com anemia falciforme. É necessário um diagnóstico precoce para se puder realizar profilaxia e/ou minimizar as complicações dessa doença. Apesar de todo o conhecimento acerca dessa doença, o tratamento baseia-se no controle das crises e na profilaxia. Inúmeros avanços têm surgido, como o transplante de medula óssea e a terapia genética, permitindo-se inferir que, num futuro próximo, a cura efetiva dessa doença seja alcançada. (1)

INTRODUÇÃO

A anemia falciforme (AF) é uma hemoglobinopatia, onde uma cadeia anormal de hemoglobina (Hb S) é produzida. É uma anemia hereditária caracterizada pela presença de eritrócitos em forma de foice e pela hemólise acelerada devida à substituição de um único aminoácido da cadeia beta da hemoglobina. Os indivíduos homozigotos afetados apresentam anemia grave (anemia falciforme), enquanto os heterozigotos (que têm o caráter falciforme) normalmente não apresentam sintomatologia. (2)

O gene mutante falciforme é originário da população negra da África. Ele confere resistência a um tipo de malária, o que permite a sua perpetuação nesta população. (3)

A baixa tensão de oxigênio distorce a forma das hemácias, que sofrem hemólise, responsável pela anemia. As hemácias falciformes (Hb S) também são menos flexíveis que as hemácias normais (Hb A), o que leva a oclusões microvasculares, causando em homozigotos “crises” caracterizadas por episódios de dor intensa, infartos ósseos, úlcera de perna, associada a suscetibilidade aumentada à infecções bacterianas. (4)

A melhor maneira de tratar cronicamente esses distúrbios complexos consiste em recorrer a abordagens abrangentes dirigidas às manifestações específicas da doença.

GENÉTICA DE DOENÇA FALCIFORME (5)

Mutação do gene falciforme provavelmente surgiu espontaneamente em diferentes áreas geográficas, como sugerido pela análise endonucleases de restrição. Estas variantes são conhecidos como Camarões, Senegal, Benin, banto e Arábia-asiática. Sua importância clínica molas do fato de que alguns deles estão associados a níveis mais altos de HbF, por exemplo, Senegal e Arábia-Asiático variantes e tendem a sofrer de doença mais suave.

Em pessoas heterozygous para HgbS (portadores de sickling hemoglobina), os problemas de polimerização são menores, porque o alelo normal é capaz de produzir mais 50% da hemoglobina. Em pessoas homozigoto para HgbS, a presença de polímeros de cadeia longa de HbS distorcer a forma das células vermelhas do sangue de uma forma suave de donut-como irregular e cheio de espinhos, tornando-se frágeis e suscetíveis à quebra dentro de vasos capilares. As companhias têm sintomas somente se eles são privados de oxigênio (por exemplo, ao escalar uma montanha) ou enquanto gravemente desidratado. Em circunstâncias normais, estas crises dolorosas ocorrerem 0,8 vezes por ano por paciente. A doença falciforme ocorre quando o sétimo aminoácido (se podemos contar a metionina inicial), ácido glutâmico, passa a valina para alterar sua estrutura e função.

O defeito do gene é uma mutação conhecida de nucleotídeo único (consulte polimorfismo de nucleotídeo único - SNP) (de À T) do gene β-globina, que resulta no glutamato sendo substituído pela valina na posição 6. Hemoglobina s com esta mutação são denominados HbS, ao contrário de HbA adulto normal. A desordem genética é devido à mutação de um único nucleotídeo, de uma MORDAÇA a mutação de codão GTG. Isso é normalmente uma mutação benigna, causando ' não ' efeitos aparentes no secundário, terciário, ou quaternária estrutura da hemoglobina. O que ele permitir, em condições de concentração baixa de oxigênio, é a polimerização de HbS propriamente dito. O formulário deoxi de hemoglobina apresenta um patch hidrofóbico na proteína entre as hélices e e F. Hidrofóbicos resíduos de valina na posição 6 da cadeia beta na hemoglobina são capazes de associar o patch hidrofóbico, causando hemoglobina s moléculas para agregação e forma fibrosas precipitados.

O alelo responsável para a anemia falciforme é autossômica dominante incompleta e pode ser encontrado no braço curto do cromossomo 11. Uma pessoa que recebe o gene defeituoso de pai e mãe desenvolve a doença. uma pessoa que recebe um defeituoso e um alelo saudável permanece saudável, mas pode passar sobre a doença e é conhecida como um portador. Se os dois pais que são portadores têm um filho, há que uma chance de 1 em 4 de sua criança de desenvolver a doença e a chance de 1 em 2 de seu filho ser apenas uma transportadora. Uma vez que o gene é incompleta recessivo, transportadoras podem produzir alguns falciformes glóbulos vermelhos, não o suficiente para causar sintomas, mas o suficiente para dar resistência à malária. Por causa disto, heterozigotos têm uma maior aptidão do que qualquer um os homozigotos. Isso é conhecido como vantagem heterozigoto.

Devido à vantagem adaptativa do heterozigoto, a doença é ainda predominante, especialmente entre as pessoas com ascendência recente em áreas atingidas pelo paludismo, como África, Mediterrâneo, Índia e Oriente Médio. Malária foi historicamente endémica do Sul da Europa, mas ele foi declarado erradicado no século XX, com excepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com