TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia Ferropriva

Monografias: Anemia Ferropriva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 7

ANEMIA FERROPRIVA

A anemia ferropriva é considerada a alteração carência de maior magnitude mundial na atualidade, atingindo cerca de 35% da população humana, a prevalência de anemias ferroprivas é de 3% nos homens e 4% a 6% em mulheres adultas. É um distúrbio também prioritário no nosso país, onde dados de consumo alimentar em algumas cidades já evidenciaram inadequação desse micronutriente na dieta, sobretudo de crianças e mulheres em idade fértil.

De forma surpreendente, e ao contrário da tendência de declínio de outras carências nutricionais, como a desnutrição, a anemia ferropriva é considerada uma endemia em expansão no mundo e em nosso país, afetando todos os segmentos sociais e atingindo especialmente as crianças menores de dois anos e gestantes, pois a anemia é uma manifestação tardia e insidiosa da carência, que surge quando as reservas orgânicas esgotam-se em virtude do balanço negativo.

Além da hemoglobina o ferro faz parte de numerosos outros compostos no organismo. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo, e também participa da formação da mioglobina (substancia presente nos músculos e portadora de oxigênio). O ferro participa ainda de processos orgânicos relacionados com a produção de energia, como parte de sistemas enzimáticos e tem ação no sistema imunológico e nervoso central. O principal local de absorção de ferro é no duodeno e jejuno, depois de absorvido, o ferro se liga à transferrina (Proteína que transporta o ferro). Esse ferro é levado à medula óssea, onde precursores eritróides captam o ferro para forma a hemoglobina. Os precursores eritróides amadurecem, tornando-se hemácias jovens. Como uma hemácia dura em média de 120 dias, após a destruição destas hemácias velhas, o ferro é reaproveitado para compor a hemoglobina de novas hemácias. Uma parte do ferro vem da degradação do eritrócito (hemácia) envelhecido, enquanto outra parte vem de alimentos ricos em ferro. Ao ser ingerido, ele esta em estado férrico, mas para ser absorvido tem que estar em estado ferroso.

A anemia ferropriva é um estado no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão de suas reservas, e o fornecimento do mesmo é insuficiente para suprir as necessidades do organismo. Caracteriza-se pela deficiência no tamanho, no número de glóbulos vermelhos ou na quantidade de hemoglobina presente nesses glóbulos. A anemia é, portanto, definida como o estado patológico que apresenta níveis mais baixos que os aceitáveis de hemoglobina ou hematócrito.

As causas de carência de ferro é uma menor ingestão de ferro sendo que a dieta normal fornece cerca de 10 a 20 MG de ferro por dia, dos quais 5% a 10% são absorvidos especialmente no duodeno e no jejuno proximal, o que contrabalança as perdas diárias de 1mg no homem e 2mg na mulher. A carência de ferro de origem exclusiva alimenta é rara, pois a porcentagem do ferro absorvido da dieta aumenta à medida que os depósitos diminuem e, por outro lado, mesmo as dietas pobres contêm quantidades apreciáveis deste nutriente. De fato, a dieta pobre facilita a anemia ferropriva, mas raramente é sua causa exclusiva. Outra causa de carência de ferro é a menor absorção intestinal, sendo que a absorção acorre principalmente no duodeno o exemplo mais freqüente de anemia que tem como causa predominante a menor absorção é anemia observada em indivíduos submetidos à gastrectomia. Os defeitos do transporte ou metabolismo que resultam em menor oferta efetiva do nutriente para a medula óssea também causam carência de ferro, pois a ausência congênita de transferina esta associada à anemia microcítica hipocromica e a hemossiderose do fígado baço e coração. O aumento da excreção ou das perdas é outro fator que aumenta a carência de ferro sendo a principal causa de anemia ferropriva em adultos, o ferro uma vez introduzido ao corpo em condições normais não existirão vias de excreção, porem pequenas quantidades são perdidas diariamente por células descamantes da pele e epitélio do tubo digestivo e urinário, na menstruação a mulher perde cerca de 15 a 30mg de ferro, em doações de bolsas de sangue também a uma perda. O aumento das necessidades fisiológicas ou patológicas contribui para a carência de ferro sendo a segunda principal causa de anemia ferropriva no caso da gravidez e os períodos de crescimento, pois em ambas sendo o aumento das necessidades associado a uma dieta insuficiente, desenvolvendo anemia. A falta de saneamento básico (água limpa e tratada, destino adequado para o esgoto e para o lixo) e outro fator que favorece para a carência de ferro, pois é uma das medidas mais importantes para evitar as parasitoses (doenças causadas por vermes). Os indivíduos adquirem parasitoses em contato com ambientes infectados por vermes ou quando ingerem água não tratada e alimentos contaminados por parasitos (vermes). As parasitoses podem causar Anemia Ferropriva ou agravar a deficiência de ferro do indivíduo.

A anemia ferropriva pode estar associada à doença subjacente e os seus sintomas podem se mesclar aos pacientes de base. O aparecimento dos sintomas da anemia propriamente dita e inclui palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengiva), cansaço, adinamia, sonolência, cefaléia, tonturas, zumbido no ouvido, alterações na visão, dispnéia, batedeira, claudicação intermitente e baixo desempenho no trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito paradas), Fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite).

O diagnostico de anemia ferropênica costuma ser fácil o hemograma mostra a anemia, caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos menores que o normal (micrositose), se o hemograma confirma anemia, podem ser necessários outros testes de sangue para verificar outras causas, sua severidade e a melhor forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com