TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEMIA. Classificação das Anemias

Seminário: ANEMIA. Classificação das Anemias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Seminário  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 6

Anemia

É uma condição em que a concentração de hemoglobina é inferior ao normal, a quantidade de oxigênio liberada para os tecidos corporais esta diminuída. A anemia não é um estado patológico especifico, mas um sinal de um distúrbio subjacente.

Classificação das Anemias

A anemia pode ser classificada de diversas maneiras podendo ser a deficiência de eritrócitos causada por um defeito na sua produção (anemia hipoproliferativa), pela sua destruição (anemia hemolítica) ou por sua perda (sangramento).

Em geral, é possível estabelecer se a anemia é causada pela destruição ou pela produção inadequada de eritrócitos, com base nos seguintes fatores:

• A capacidade da medula de responder aos eritrócitos diminuídos (conforme contagem aumentada de eritrócitos no sangue).

• O grau de proliferação dos eritrócitos jovens na medula óssea e o modelo pelo qual amadurecem.

• A presença ou ausência de produtos finais da destruição dos eritrócitos dentro da circulação.

Manifestações Clínicas

Diversos fatores influenciam o desenvolvimento dos sintomas associados á anemia: a velocidade em que a anemia se desenvolveu, a duração da anemia, as necessidades metabólicas do paciente. A pessoa que se torna gradativamente anêmica, habitualmente apresenta poucos sintomas ou nenhum, a não ser uma discreta taquicardia ao esforço e fadiga. Os indivíduos que costumam ser muito ativos ou que tem demandas significativas em suas vidas tendem a apresentar sintomas , esses sintomas são mais provavelmente pronunciados do que nas pessoas mais sedentárias.

Complicações

Consistem em insuficiência cardíaca, parestesias e delírio. Os pacientes com doença cardíaca subjacente tem uma tendência muito maior a apresentar angina ou sintomas de insuficiência cardíaca do que aqueles sem cardiopatia.

Tratamento Clínico

É direcionado para correção ou controle de sua causa; se a anemia for grave, os eritrócitos que são perdidos ou destruídos podem ser substituídos com a transfusão de concentrado de hemácias.

Pacientes com Anemia

A história de saúde e o exame físico fornecem dados importantes sobre o tipo de anemia envolvido, a extensão e tipos dos sintomas que ela produz e o impacto na vida do paciente. A historia de saúde deve incluir os medicamentos de uso, consumo de álcool, histórico familiar, visto que determinadas anemias são herdadas, avaliação cuidadosa do estado cardíaco, o sistema GI, avaliação nutricional.

Diagnósticos de Enfermagem

Os principais diagnósticos de enfermagem para um paciente com anemia podem incluir:

• Fadiga relacionada com a redução da hemoglobina e a capacidade diminuída de transporte de oxigênio do sangue;

• Recusa de seguir a terapia prescrita;

• Nutrição alterada, menor que as necessidades corporais, relacionada com o aporte inadequado de nutrientes essenciais.

Manifestações Clínicas

Se a deficiência de ferro for grave ou prolongada, podem exibir língua lisa ulcerada, unhas quebradiças e sulcadas. Esses sintomas regridem após terapia de reposição de ferro.

Tratamento Clínico

Exceto no caso de gravidez, é preciso investigar a causa da deficiência de ferro. Para o tratamento da anemia ferropriva dispõe-se de varias preparações de ferro oral, o nível de hemoglobina pode aumentar dentro de algumas semanas, e a anemia pode ser corrigida em poucos meses. Em alguns casos, o ferro oral é pouco absorvido ou pouco tolerado, ou é necessária uma suplementação em grandes quantidades. Nesses casos pode ser necessária administração de ferro IV, ou raramente IM. São necessárias varias doses para repor reservas de ferro do paciente.

Anemia Hemolítica

Anemia onde os eritrócitos apresentam uma redução do seu tempo de sobrevida, com uma redução de seu número na circulação. Menos eritrócitos resultam em diminuição do oxigênio disponível causando hipoxia.

Anemia Falciforme

È uma anemia hemolítica, que resulta da herança do gene da hemoglobina falciforme. Esse gene faz com que a molécula da hemoglobina seja defeituosa. A hemoglobina falciforme (HbS) adquire uma formação semelhante a cristal quando exposta a uma baixa pressão de oxigênio.O nível de oxigênio no sangue venoso pode ser baixo o suficiente para causar essa alteração.Por conseguinte, o eritrócito contendo HbS perde sua forma de disco bicôncavo e torna – se deformado e rígido, assumindo uma forma em foice. O processo de afoiçamento leva tempo; se o eritrócito for novamente exposto a quantidades adequadas de oxigênio antes de a membrana se tornar excessivamente rígida, ele pode retornar a sua forma normal. Por esse motivo as “crises falciformes” são intermitentes. O frio pode agravar o processo de afoiçamento, visto que a vasoconstrição alentece o fluxo sanguíneo.

Manifestações Clínicas

Os sintomas e as complicações resultam da hemólise crônica ou trombose. Praticamente qualquer órgão pode ser afetado pó trombose, porém os principais locais envolvem as áreas de circulação mais lenta, como baço, os pulmões e o sistema nervoso central. Os pacientes com anemia falciforme são inusitadamente suscetíveis a infecções, particularmente pneumonia e osteomielite, as complicações consistem em infecção, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, impotência, insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar.

A medula óssea sofre expansão na infância em um esforço compensatório para equilibrar a anemia, levando, algumas vezes, a um aumento dos ossos da face e do crânio.

Crise Falciforme

Existem três tipos de crise falciforme na população adulta, a mais comum é a crise falciforme muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com