TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia falciforme e infecções

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Anemia falciforme e infecções

O artigo em si trata sobre o que é a anemia falciforme e sobre infecções que pode ocorrer devido a essa doença hereditária que tem grande prevalência no Brasil. Além de também esclarece sobre a importância do diagnostico precoce para realizar um tratamento no inicio para que minimize os danos mais graves no futuro. O mesmo deixa claro que anemia falciforme é causado por uma alteração genética em que é perceptível a alteração que ocorre na morfologia dos eritrócitos que acarreta em dificuldades em passar nas veias e por isso podem levar o individuo a apresentar vaso–oclusão e diminuir a capacidade de transporte de oxigênio por exemplo. Nos primeiros seis meses de vida a doença é assintomática devido a altos noveis de hemoglobina e com os passar doa dias/meses a doença vai se tornando mais perceptível nos sintomas clínicos.

         Além disso, ainda com embasamento no artigo cientifico esclarece  que anemia falciforme é uma doença comum em descendentes africanos, devido a miscigenação do Brasil.  Ainda apresenta uma tabela de varias manifestações clinicas da anemia falciforme que pode ser citado algumas como, vaso-oclusão, oteomielite, crescimento e desenvolvimento e desenvolvimento puberal atrasado, hemólise, sequestro de glóbulos vermelhos (aguda ou crônica), dentre outras.

        No final do texto ele trata de doenças especificas e os tipos de agentes etiológicos mais comuns que acometem indivíduos falcemicos. No caso  infecções bacterianas os agentes mais comuns são Streptococos pneumonie, Salmonella ssp, Hib, Escherichia coli e Klebisiella ssp. Esses patógenos são oportunistas e podem afetar vias aerias, sistema osteomielite, sistema nervoso e septicemia. Com relação a profilaxia o diagnostico precoce  da anemia falciforme, possibilita o acompanhamento do surgimento da sintomatologia e suas complicações que podem acarretar e proporcionar uma melhor qualidade de vida e abraça também a profilaxia medicamentosa e imunizações explicando cada um detalhadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com