TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anomalias Causadas por Fatores Genéticos

Tese: Anomalias Causadas por Fatores Genéticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 10

Anomalias Causadas por Fatores Genéticos

Os fatores genéticos são as causas mais importantes de anomalias congênitas, causam cerca de um terço de todos os defeitos, e quase 85% das anomalias com causas desconhecidas.

Indivíduos com anormalidades cromossômicas têm em geral fenótipos característicos, como as características físicas de crianças com síndrome de Down.

Anormalidades Cromossômicas Numéricas

Aberrações numéricas dos cromossomas geralmente resultam da não-disjunção, um erro na divisão celular na qual um par de cromossomas, ou dois cromossomas de um cromossoma, não se separa durante a mitose ou meiose. Os cromossomas das células somáticas são normalmente pareados.

Inativação de Genes

A inativação de genes de um cromossoma X das células somáticas de embriões femininos ocorre durante a implantação. A inativação desigual do X em gêmeos monozigóticos é uma das razões dadas para a discordância em várias anomalias congênitas.

Síndrome de Turner

A síndrome de Turner, em meninas recém nascidas é de aproximadamente 1 em 8.000 nascimentos. Metade dos indivíduos afetados tem 45 X, a outra metade tem diversas anormalidades no cromossoma sexual. O fenótipo da síndrome de Turner é baixa estatura; pescoço alado; ausência de maturação sexual; tórax largo em escudo com mamilos muitos separado; e linfedema das mãos e pés.

Trissomia dos Autossomas

As trissomia dos autossomas esta associada a três síndromes principais:

Síndrome de Down: face arredondada, fissuras palpebrais puxadas para cima e dedos curtos com encurvamento no quinto dedo.

Síndrome de Edwards: Retardo do crescimento, mãos cerradas com posicionamento característico dos dedos, esterno curto e pelve estreia.

Síndrome de Patau: fenda lateral bilateral, orelha malformada e dedos extras.

Crianças com síndrome de Edwards e síndrome de Patau são gravemente malformadas e mentalmente retardadas. Elas em geral morrem no início da infância. Mais da metade dos conceptos trissômicos é abortado espontaneamente no início da gravidez.

Trissomia dos Cromossomas Sexuais

A trissomia dos cromossomas sexuais é uma condição comum, este distúrbio em geral não é detectado antes da puberdade. O diagnóstico é mais bem estabelecido por análise cromossômica e molecular.

Mosaicismo

Duas linhagens celulares com dois ou mais genótipos diferentes. Em geral a anomalias são menos graves do que em pessoas com monossomia ou trissomia.

Triploidia

Fetos triploides têm grave retardo do crescimento intra-uterino, apresentando um tronco desproporcionalmente pequeno, além de outras anomalias. O nascimento de fetos triploides é raro. Todas essas crianças morrem poucos dias após o nascimento.

Tetraploidia

Embriões tetraploides são abortados muito precocemente e recupera-se somente um saco coriônico vazio.

Tetrassomia e Pentassomia

As pessoas com estas anormalidades têm quatro ou cinco cromossomas sexuais; quanto maior o numero de cromossomas sexuais presentes, maior é a gravidade do retardamento mental e das imperfeições físicas.

Anormalidades Cromossômicas Estruturais

A maioria das anormalidades de estrutura dos cromossomas resulta de quebra de cromossomas seguida por reconstituição com uma combinação anormal. O tipo de anormalidade cromossômica estrutural resultante depende do que acontece com os pedaços quebrados.

Translocação

Translocação é a transferência de um pedaço de cromossoma não homólogo. A translocação não causa desenvolvimento anormal.

Deleção

As crianças afetadas têm ao nascimento, um grito fraco semelhante ao miado de um gato, crescimento retardo com microcefalia, hipertelorismo, implantação baixa das orelhas, micrognatia, retardo mental grave, e doença congênita do coração.

Citogenética Molecular

Vários novos métodos para fundir a citogenéica clássica com a tecnologia do DNA permitiram uma maior precisão na definição e localização das anormalidades cromossômicas. É possível que a utilização de células em interfase nas técnicas de FISH (hibridização ínsito com Florência, permita eliminar a necessidade de cultivar células para análise específica de cromossomas.

Duplicações

As duplicações podem ser representadas como uma parte duplicada de um cromossoma, dentro de um cromossoma, ligada a um cromossoma ou como um fragmento separado. A duplicação pode envolver parte de um gene, um gene inteiro ou uma série de genes.

Inversão

A inversão é uma aberração cromossômica na qual um segmento de um cromossoma é invertido. Portadores de inversão pericêntrica correm o risco de ter filhos com anormalidades por causa do crossing oer desigual e segregação inadequada na meiose.

Isocromas

Um isocroma é um cromossoma no qual um braço é perdido e o outro é duplicado. Pessoas com esta anormalidade cromossômica são com frequência de baixa estatura e têm outros estigmas da síndrome de Turner.

Anomalias Causadas por Genes Mutantes

Das anomalias congênitas, 7% a 8% são causadas por defeitos genéticos. Uma mutação em geral envolve a perda ou a troca da função de um gene e é definida como sendo qualquer mudança permanente, que pode ser herdada, na sequência do DNA do genoma. É possível prever a probabilidade com que ocorrerão nos filhos e outros parentes da pessoa afetada.

A síndrome do X frágil é a mais comum entre as causas hereditárias de retardamento mental moderado e vem depois da síndrome de Down entre todas as causas de retardo mental e meninos.

A maioria dos genes expressos em uma célula também é expressa em uma grande variedade de células e está envolvida nas funções metabólicas celulares básicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com